
Por Redação
26 de fevereiro de 2025Supermercados se preparam para a folia de Carnaval!
Ações de trade marketing chamarão atenção dos consumidores nas lojas por todo o país
O Carnaval é uma oportunidade para aumentar as vendas da cesta de bebidas e petiscos nos supermercados, e por isso as marcas reforçam as ações de trade marketing nos pontos de venda. De acordo com levantamento da Scanntech, as categorias relacionadas à comemoração tiveram melhor performance durante o período de folia, em comparação ao restante do ano de 2024. Quando comparado a 2023, o faturamento de janeiro a dezembro de 2024 das bebidas cresceu 5,2%, enquanto só comparando os períodos de Carnaval, de um ano para o outro, o aumento foi de 9,1%.
Para os alimentos incluídos na cesta, o crescimento de ano a ano foi de 6,3%, enquanto na semana do Carnaval foi de 8,8%. Para o estudo, foi considerado itens como água, água de coco, aperitivo, cerveja, energético, gelo, gin, mistura alcoólica, rum, tequila, vodca, uísque, milho para pipoca, pão, petisco snack e salsicha.
A Heinekein, em Amstel, trabalhará forte o pdv durante a folia. Desde dezembro, as ações acontecem em mais de 1.400 supermercados no Brasil todo. “Com Amstel, além de uma comunicação personalizada no PDV, teremos ilhas especiais, ambientação de pontos extras com backlights, ações com promotores e dinâmicas de compre ganhe (na compra de 2 packs de Amstel, o consumidor ganha um Copo LED com tirante, exclusivo da marca)”, conta Natália Urnikes Marin, gerente de Trade Marketing Sênior do Grupo Heineken.
Já a bebida pronta e energética Amstel Vibes terá foco no Sul e Sudeste. “Teremos ações de sampling, compre e ganhe, gift packs e ativações. O carrinho alegoria irá rodar os principais pontos de vendas próximos à rota do Carnaval, ajudando os foliões a melhorar a sua vibe, equipado com cooler e espaço para retoque de maquiagens. Além disso, contará com ação de distribuição de tatuagens divertidas que remetem a data comemorativa”, diz Natália.
O Grupo Petrópolis também trabalhará “forte” suas principais marcas durante a folia, que representa o segundo maior volume de vendas da companhia, atrás apenas das festas de fim de ano. Serão mais de 50 ativações especiais para o período com diversas estratégias de Marketing nos pontos de vendas, como troca de brindes, degustação de produtos, sampling focado nos foliões e materiais de PDV personalizados.
Em destaque, a marca Itaipava pretende transformar os pontos de vendas, com direito a ilhas que remetem a um trem elétrico, principalmente nas lojas localizadas em regiões onde passarão bloquinhos. Com o slogan “Siga a Sua Sede de Carnaval”, os foliões terão uma trilha de adesivos no chão para guiá-los até a ilha de produtos. Em alguns horários, o cortejo contará com promotores fantasiados que irão desfilar com carrinhos alegóricos personalizados, que ainda podem presentear os consumidores com o Fest Drinks (um drinque pronto para beber feito com saquê, vodka e aromatizante natural). Além disso, em redes supermercadistas do Sudeste, Sul e Nordeste, entre 28 de fevereiro e 3 de março, na compra de 2 pacotes de cerveja, o consumidor irá ganhar 1 shoulder bag.
Abre alas: “na avenida os supermercados”
O varejo alimentar é um canal muito importante para as empresas de bebidas nesse período, por isso ganha atenção especial. “As estratégias para supermercados diferem das aplicadas em outros pontos de venda devido às características únicas desse canal e ao comportamento do consumidor nesse ambiente. No Grupo Heineken, trabalhamos com um plano abrangente para aproveitar todas as oportunidades comerciais e estar ao lado dos consumidores em momentos estratégicos. Além de ativações personalizadas, investimos em um layout de loja estratégico, com ilhas promocionais e pontas de gôndola bem-posicionadas, garantindo maior visibilidade dos produtos. Também cuidamos da ambientação, criando espaços organizados, intuitivos e inovadores, que facilitam a navegação e tornam a experiência de compra mais fluida e envolvente”, finaliza a executiva.
Para o Grupo Petrópolis, os supermercados têm um papel fundamental de contato com o cliente final, sendo um excelente espaço para campanhas relevantes e impactantes para o mercado de bebidas. São mais de 1.500 promotores de autosserviço em todo o Brasil. Material de trade, mídias impressas, TV e redes sociais das redes de supermercados também ajudam no impulsionamento das ações das marcas.