Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
PubliEditorial
...
Por Redação
29 de fevereiro de 2024

Brasil avança em Varejo 4.0 apoiado por tecnologias integradas

Soluções como etiquetas eletrônicas, dispositivos móveis, softwares de gestão de PDV e redes Wi-Fi inteligentes também otimizam as operações dos varejistas, proporcionando maior eficiência, produtividade e faturamento

Cada vez mais varejistas brasileiros têm investido em uma gama de ferramentas ligadas ao ‘Varejo 4.0’ – uma tendência mundial que mescla tecnologia e inovação para conectar as lojas físicas às compras online, numa visão omnichannel que melhora a experiência de compra do consumidor. Mas ao operarem de forma integrada com outros softwares e equipamentos, soluções como etiquetas eletrônicas, dispositivos móveis, softwares de gestão de PDV e redes Wi-Fi inteligentes também otimizam as operações dos varejistas, proporcionando maior eficiência, produtividade e faturamento.

A integração dessas soluções tecnológicas, todas elas presentes no portfólio da Seal Sistemas (uma das principais integradoras de tecnologias avançadas para a cadeia de suprimentos do Brasil), tem como objetivo facilitar a vida de todos os atores envolvidos – do cliente final aos colaboradores, chegando até os gestores varejistas. São ferramentas que destravam vantagens competitivas como maior interatividade e personalização, melhorias na gestão do estoque e aceleração do ciclo de vendas, entre outros ganhos.

Faz parte desse movimento a adoção de soluções de mobilidade, como os coletores de dados e o voice picking – ou coletores de dados por comando de voz. Ambos os dispositivos apoiam atividades como inventário de produtos e auditoria de ruptura e preços, registrando dados de maneira portátil e sem atrapalhar a movimentação do operador. Em média, o voice picking reduz em até 90% os erros cometidos na separação de mercadorias.

Outra solução com grande demanda no varejo é a ESL (etiqueta eletrônica de prateleira), que permite atualizar preços de forma ágil e sincronizada por meio de um software de gestão. A solução dispensa a necessidade de mobilizar colaboradores para realizar a substituição manual de centenas ou milhares de tags espalhadas nas lojas.

Já os softwares de gestão de PDV, como o Kairos Store, ajudam a monitorar as ações necessárias na loja física em tempo real. Em média, a integração desse sistema com outras tecnologias reduz em 70% a taxa de ruptura dos produtos na gôndola e elimina 80% da divergência de preços entre o software e a gôndola.

Também se destacam as redes Wi-Fi inteligentes, que permitem ampliar o engajamento dos consumidores na loja física. Elas viabilizam a utilização de beacons, dispositivos de geolocalização que enviam ofertas personalizadas diretamente para o celular do cliente. Outras possibilidades incluem tótens eletrônicos, que exibem conteúdos explicativos e ações promocionais; o Vusion Rail, que levam às gôndolas conteúdos interativos como vídeos e outras mídias não estáticas; e o Wi-Spot, que transforma a rede sem fio em uma ferramenta de comunicação com clientes, permitindo conhecer melhor o seu perfil e criar ofertas personalizadas.

Deixe seu comentário