Por Redação
28 de novembro de 2023Gôndola Certificada gera lucratividade e fluxo de clientes
A ABIC está atuando em parceria com todo o varejo, para contribuir na seleção do café, organizar a gôndola e garantir a qualidade e a pureza dos produtos
Foi-se o tempo em que tínhamos três ou quatro SKUs de café
na gôndola. Com o passar dos anos, uma evolução bastante significativa
transformou esse mercado. O consumidor se tornou mais exigente, e a indústria
acompanhou esse movimento, ampliando seus portfólios e focando em qualidade.
Resultado: hoje é um desafio diário fazer a curadoria do que vamos oferecer aos
nossos clientes e definir como ficará a nossa prateleira.
O café é uma categoria de alto giro no varejo
A ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), que
conta com cerca de 500 associados em todo o Brasil, teve papel essencial na
evolução do segmento, com seu Programa de Pureza, criado em 1989, com o
Programa de Qualidade do Café, de 2004 e, recentemente, com a unificação dos
dois programas, tornando-se agora um Programa de Pureza e Qualidade.
Nova portaria destaca varejo como corresponsável
Com a nova Portaria SDA 570, do MAPA, tornou-se mais clara a
importância de cuidar da qualidade do café. Além de uma nova normativa voltada
para a indústria, as empresas que comercializam o produto torrado, moído ou em
grãos, passam a ser corresponsáveis caso sejam encontrados em seu
estabelecimento cafés que não estejam adequados às novas regras ou sejam
fraudulentos.
Projeto Gôndola Certificada
Por isso, a ABIC está atuando em parceria com todo o varejo,
para contribuir nessa seleção, organizando a gôndola e garantindo a qualidade e
a pureza dos produtos com o Projeto Gôndola Certificada.
A Gôndola Certificada traz diversos benefícios para o
varejista:
- Oferecer cafés puros e de qualidade comprovada
aos consumidores;
- Garantir segurança aos supermercadistas quanto à
conformidade dos produtos;
- Promover a segmentação da gôndola para atrair a
atenção do shopper para os diferentes estilos de cada categoria do café;
- Oferecer, de maneira organizada e segmentada,
produtos que são destinados a diferentes perfis de consumidores.
Os consumidores de café estão mais atentos à qualidade, à
origem e à segurança do alimento e não se pautam só pelo preço no momento da
compra. Eles sabem que café não é tudo igual, por isso, segmentar a gôndola por
categorias de cafés promove conhecimento sobre as diferenças de sabores e
aromas e torna positiva a experiência de compra.
A segmentação facilita a escolha e estimula as vendas
A ABIC acredita que é preciso respeitar as diferentes
escolhas do consumidor e apresentar cafés de todas as categorias nas gôndolas.
Para saber mais sobre o Projeto Gôndola Certificada, fale
com a gente pelo e-mail: abic@abic.com.br