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Por Redação
28 de novembro de 2023

Gôndola Certificada gera lucratividade e fluxo de clientes

A ABIC está atuando em parceria com todo o varejo, para contribuir na seleção do café, organizar a gôndola e garantir a qualidade e a pureza dos produtos

Foi-se o tempo em que tínhamos três ou quatro SKUs de café na gôndola. Com o passar dos anos, uma evolução bastante significativa transformou esse mercado. O consumidor se tornou mais exigente, e a indústria acompanhou esse movimento, ampliando seus portfólios e focando em qualidade. Resultado: hoje é um desafio diário fazer a curadoria do que vamos oferecer aos nossos clientes e definir como ficará a nossa prateleira.

O café é uma categoria de alto giro no varejo

A ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), que conta com cerca de 500 associados em todo o Brasil, teve papel essencial na evolução do segmento, com seu Programa de Pureza, criado em 1989, com o Programa de Qualidade do Café, de 2004 e, recentemente, com a unificação dos dois programas, tornando-se agora um Programa de Pureza e Qualidade.

Nova portaria destaca varejo como corresponsável

Com a nova Portaria SDA 570, do MAPA, tornou-se mais clara a importância de cuidar da qualidade do café. Além de uma nova normativa voltada para a indústria, as empresas que comercializam o produto torrado, moído ou em grãos, passam a ser corresponsáveis caso sejam encontrados em seu estabelecimento cafés que não estejam adequados às novas regras ou sejam fraudulentos.

Projeto Gôndola Certificada

Por isso, a ABIC está atuando em parceria com todo o varejo, para contribuir nessa seleção, organizando a gôndola e garantindo a qualidade e a pureza dos produtos com o Projeto Gôndola Certificada.

A Gôndola Certificada traz diversos benefícios para o varejista:

  • Oferecer cafés puros e de qualidade comprovada aos consumidores;
  • Garantir segurança aos supermercadistas quanto à conformidade dos produtos;
  • Promover a segmentação da gôndola para atrair a atenção do shopper para os diferentes estilos de cada categoria do café;
  • Oferecer, de maneira organizada e segmentada, produtos que são destinados a diferentes perfis de consumidores.

Os consumidores de café estão mais atentos à qualidade, à origem e à segurança do alimento e não se pautam só pelo preço no momento da compra. Eles sabem que café não é tudo igual, por isso, segmentar a gôndola por categorias de cafés promove conhecimento sobre as diferenças de sabores e aromas e torna positiva a experiência de compra.

A segmentação facilita a escolha e estimula as vendas

A ABIC acredita que é preciso respeitar as diferentes escolhas do consumidor e apresentar cafés de todas as categorias nas gôndolas.

Para saber mais sobre o Projeto Gôndola Certificada, fale com a gente pelo e-mail: abic@abic.com.br


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