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Por Vitor Garcia
14 de dezembro de 2022

Intelige?ncia artificial aliada ao Pricing

A estrate?gia do supermercado do futuro

A integrac?a?o digital tornou a vida do consumidor mais dina?mica e disputada pelas empresas. Para acompanhar essa tendência, as empresas precisam na?o somente otimizar o seu atendimento, mas tambe?m investir em uma estrate?gia efetiva de precificac?a?o, o ta?o aclamado ?Pricing?.

O ?Pricing? nasceu em resposta a essa necessidade, e seu objetivo é definir uma percepc?a?o para o consumidor de que os preços praticados são mais baratos do que a concorrência, ao mesmo tempo em que as empresas não precisem sacrificar suas margens para isso, ou até mesmo, possam maximizar seu lucro.

Um método utilizado pela estratégia ?Pricing? e? classificar todos os mix de produtos como nota?veis (no qual o shopper conhece o prec?o de cabeça), sensi?veis a prec?o (aqueles em que ha? uma noção se o preço está alto ou baixo) e os regulares (a grande maioria e que sa?o imperceptíveis, a ni?vel de prec?o, pelo shopper). Além de que, cada item tem um peso relevante na decisão de compra do shopper, que podemos classificar também como itens de destino, rotina, conveniência e impulso.

O grande desafio das empresas e principalmente, do setor supermercadista, e? justamente realizar esta classificac?a?o, ja? que e? algo quase que humanamente impossi?vel, devido ao volume de dados e informações a? serem consideradas. Todo bom ERP precisa ter ferramentas para ajudar nesse processo. Como é o caso, do Intersolid ERP, considerado o melhor e u?nico ERP, focado em supermercados, com uma classificac?a?o automatizada de Pricing, dentro da etodologia mencionada anteriormente.

O Intersolid E.R.P. analisa o comportamento das vendas de cada uma de suas lojas e classifica todo o mix de produtos automaticamente pela metodologia Pricing adotada, dando ao gestor uma visa?o assertiva de como ajustar melhor os prec?os, de forma que possam praticar grandes ações promocionais, melhorar a imagem de preços baixos, sem impactar em queda de sua margem, objetivando sempre a possibilidade de ganhos crescentes em seu lucro e de rentabilidade na sua empresa.

Em outras palavras, quando houver diminuição de prec?os de produtos nota?veis, que impactem o seu lucro, o Intersolid ERP indicará outros produtos, como os regulares, sugerindo-os aumentar seus preços, compensando de tal forma o seu lucro, no intuito de não comprometer sua meta de margem!

Esta percepc?a?o de preços praticados para os produtos varia de acordo com a regia?o em que a loja esta? localizada, assim como o perfil e pu?blico que a frequenta.

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