Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
PubliEditorial
...
Por Redação
20 de março de 2025

Snacks são os “queridinhos” de quem não abre mão de ‘pequenos momentos de prazer’

Consumo de Kinder® Bueno, da Ferrero, cresceu nos últimos 7 anos; expectativa é de que a alta de dois dígitos em volume e valor registrada em 2024 se mantenha neste ano

O chocolate serve ao imaginário das pessoas. Além de ser lembrado com alegria e visto até como “diversão”, cai bem em dias frios e quentes. Um alimento “democrático” e praticamente uma unanimidade. Abastecer o público brasileiro com o tão desejado chocolate é uma tarefa e tanto, bem administrada pela Ferrero no Brasil há 31 anos. Ainda mais agora, tão perto da Páscoa.

Com a alta competitividade, construir uma marca forte e reconhecida é um dos principais fatores de sucesso no segmento. Nos últimos anos, a Ferrero focou em fortalecer a sua presença com marcas consolidadas e amadas pelos consumidores, como Nutella® e Kinder®.

Os snacks são um capítulo à parte, tanto para a companhia, quanto para os consumidores. A Ferrero vem investindo esforços para desenvolver um portfólio premium de snacks com marcas fortes e amadas ao longo do tempo, e, nos últimos 10 anos, o crescimento da companhia foi acima da categoria. Kinder® Bueno é um dos destaques.

Apesar do contexto econômico desafiador desde a pandemia, o consumo de produtos indulgentes, como os snacks, cresceu significativamente, impulsionado pelo hábito dos consumidores de valorizarem pequenos momentos de prazer. Nesse cenário, o segmento se tornou extremamente atrativo, o que levou a uma proliferação de produtos.

No Brasil, Kinder® Bueno tem foco nos dois sabores mais vendidos: Chocolate ao Leite e Chocolate Branco. “A prioridade é expandir a experimentação e conhecimento de marca com essas versões. No entanto, o portfólio é muito mais amplo em outros mercados, e a empresa está atenta às oportunidades de introduzir novidades, seja em sabores, formatos ou categorias complementares”, detalha Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil.

“Curiosamente, mais de 50% do consumo de Kinder® Bueno no Brasil vêm das classes C e D, demonstrando que o produto atrai adultos que apreciam chocolate e buscam experiências de consumo de qualidade, independentemente da classe social”.

Segundo ele, Kinder® Bueno se destaca como um snack premium, reconhecido por oferecer uma experiência diferenciada de consumo. “Pesquisas apontam que Kinder® Bueno é percebido como superior, uma delícia, isso porque tem uma combinação única de texturas e cremosidade”.

A “premiumnização” de categorias é uma tendência global e acontece em diferentes segmentos do varejo alimentar, com os consumidores buscando experiências mais sofisticadas e produtos de maior qualidade.

Desde a intensificação dos investimentos na marca, em 2024, Kinder® Bueno tem registrado crescimento de dois dígitos em volume e valor, e a expectativa é de que esse desempenho se mantenha em 2025.

Outro fator determinante para que o produto ficasse na mente dos amantes do chocolate foi a estratégia de preços competitivos. Enquanto o mercado de snacks reajustou os preços em aproximadamente 19% em dezembro de 2024, Kinder® Bueno aumentou apenas 5%.

Mas o que já está bom pode melhorar muito ainda. A Ferrero estruturou um plano 360º com campanhas de marketing, aumento da distribuição e estratégias de trade marketing para ampliar o conhecimento e experimentação do produto. Como resultado, a base de consumidores vem crescendo de forma consistente após o início da ativação da marca em 2024.

“A Ferrero aposta na eficiência dos seus produtos, trabalhando com um portfólio enxuto e altamente eficiente – estratégia vantajosa não só pra Ferrero, mas também para o varejo”, relata Zanoni.

Deixe seu comentário