
Por Redação
20 de março de 2025Snacks são os “queridinhos” de quem não abre mão de ‘pequenos momentos de prazer’
Consumo de Kinder® Bueno, da Ferrero, cresceu nos últimos 7 anos; expectativa é de que a alta de dois dígitos em volume e valor registrada em 2024 se mantenha neste ano
O chocolate serve ao imaginário das pessoas. Além de ser lembrado com alegria e visto até como “diversão”, cai bem em dias frios e quentes. Um alimento “democrático” e praticamente uma unanimidade. Abastecer o público brasileiro com o tão desejado chocolate é uma tarefa e tanto, bem administrada pela Ferrero no Brasil há 31 anos. Ainda mais agora, tão perto da Páscoa.
Com a alta competitividade, construir uma marca forte e reconhecida é um dos principais fatores de sucesso no segmento. Nos últimos anos, a Ferrero focou em fortalecer a sua presença com marcas consolidadas e amadas pelos consumidores, como Nutella® e Kinder®.
Os snacks são um capítulo à parte, tanto para a companhia, quanto para os consumidores. A Ferrero vem investindo esforços para desenvolver um portfólio premium de snacks com marcas fortes e amadas ao longo do tempo, e, nos últimos 10 anos, o crescimento da companhia foi acima da categoria. Kinder® Bueno é um dos destaques.
Apesar do contexto econômico desafiador desde a pandemia, o consumo de produtos indulgentes, como os snacks, cresceu significativamente, impulsionado pelo hábito dos consumidores de valorizarem pequenos momentos de prazer. Nesse cenário, o segmento se tornou extremamente atrativo, o que levou a uma proliferação de produtos.
No Brasil, Kinder® Bueno tem foco nos dois sabores mais vendidos: Chocolate ao Leite e Chocolate Branco. “A prioridade é expandir a experimentação e conhecimento de marca com essas versões. No entanto, o portfólio é muito mais amplo em outros mercados, e a empresa está atenta às oportunidades de introduzir novidades, seja em sabores, formatos ou categorias complementares”, detalha Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil.
“Curiosamente, mais de 50% do consumo de Kinder® Bueno no Brasil vêm das classes C e D, demonstrando que o produto atrai adultos que apreciam chocolate e buscam experiências de consumo de qualidade, independentemente da classe social”.
Segundo ele, Kinder® Bueno se destaca como um snack premium, reconhecido por oferecer uma experiência diferenciada de consumo. “Pesquisas apontam que Kinder® Bueno é percebido como superior, uma delícia, isso porque tem uma combinação única de texturas e cremosidade”.
A “premiumnização” de categorias é uma tendência global e acontece em diferentes segmentos do varejo alimentar, com os consumidores buscando experiências mais sofisticadas e produtos de maior qualidade.
Desde a intensificação dos investimentos na marca, em 2024, Kinder® Bueno tem registrado crescimento de dois dígitos em volume e valor, e a expectativa é de que esse desempenho se mantenha em 2025.
Outro fator determinante para que o produto ficasse na mente dos amantes do chocolate foi a estratégia de preços competitivos. Enquanto o mercado de snacks reajustou os preços em aproximadamente 19% em dezembro de 2024, Kinder® Bueno aumentou apenas 5%.
Mas o que já está bom pode melhorar muito ainda. A Ferrero estruturou um plano 360º com campanhas de marketing, aumento da distribuição e estratégias de trade marketing para ampliar o conhecimento e experimentação do produto. Como resultado, a base de consumidores vem crescendo de forma consistente após o início da ativação da marca em 2024.
“A Ferrero aposta na eficiência dos seus produtos, trabalhando com um portfólio enxuto e altamente eficiente – estratégia vantajosa não só pra Ferrero, mas também para o varejo”, relata Zanoni.