Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
PubliEditorial
PubliEditorial 30 de outubro de 2023

Supermercadistas são CORRESPONSÁVEIS pelo café ofertado para o consumidor

O Selo de Pureza e Qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) é a certificação mais rigorosa do mercado brasileiro. Entenda como obtê-lo

O Selo de Pureza e Qualidade da ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café, é a certificação mais rigorosa do mercado brasileiro. Para obtê-lo, os cafés devem passar por uma análise microscópica (para a avaliação da Pureza) e por uma análise sensorial (para a classificação da categoria e a avaliação da Qualidade). Além disso, a empresa torrefadora é auditada em seus processos para avaliar se ela está em conformidade com as boas práticas de industrialização. A ABIC ainda realiza análises periódicas dos cafés vendidos na gôndola, em pontos de vendas de todo o Brasil.

As categorias de café que estão entre os produtos certificados, são divididas em:

Vale ressaltar que as categorias de café certificadas pela ABIC são definidas a partir da avaliação dos cafés torrados (industrializados) e embalados, levando em conta peculiaridades de aroma e sabor do café após a sua torra.

É importante sabermos que há diferentes estilos de café, sem hierarquia entre eles, pois apresentam características de bebidas diferentes, considerando as variadas preferências dos consumidores. O diferencial no produto final é que o café conte com o Selo de Pureza e Qualidade da ABIC, pois ele e sua rigorosa certificação garantem a pureza e qualidade.

Os cafés classificados como ?FORA DE TIPO?, ou seja, sem um padrão mínimo de qualidade, não recebem o Selo de Pureza e Qualidade da ABIC. Cafés com limite de impureza acima do permitido (1%), fraudado ou em mau estado de conservação são considerados impróprios para o consumo humano, com a comercialização proibida.

Assim, a nossa recomendação é que os supermercadistas, que possuem corresponsabilidade sobre os produtos disponibilizados para o consumidor, não se arrisquem, pois os únicos cafés que podem garantir uma boa procedência são os que trazem na embalagem o Selo de Pureza e Qualidade da ABIC. Desconfiem de cafés com preços muito abaixo do preço e de marcas que aparecem repentinamente no mercado.

Clique aqui e conheça a análise sensorial realizada pela ABIC nos cafés para obter o Selos ABIC.

Clique aqui e conheça a análise microscópica realizada pela ABIC nos cafés para obter o Selos ABIC.

Sobre a ABIC

A Associação Brasileira da Indústria de Café representa as indústrias cafeeiras e busca fortalecer toda a cadeia produtiva do café. Entre suas ações, a ABIC disponibiliza aos seus associados um completo banco de dados com estudos macroeconômicos, pesquisas de opinião e de mercado; orientação jurídica; detalhado cadastro de empresas, marcas e produtos; informações estatísticas de produção e consumo; assessoria financeira e empresarial e informações sobre o desenvolvimento tecnológico

Deixe seu comentário