Por Vitor Garcia
9 de junho de 2023Com valor de mercado de R$100 bilhões, consumo de alimentos saudáveis está crescendo desde a pandemia
Com expectativa de aumento de 27% no setor até 2025, foodtech Raízs oferece alimentos nutritivos e práticos
Segundo dados da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis vem ganhando destaque com o crescimento exponencial que apresentou nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, o aumento foi de 33%. Com a chegada da pandemia e a preocupação com a saúde e bem-estar, 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares - e, como resultado, a receita de mercado do ramo de saudáveis foi de R$100,2 bilhões em 2020. Até 2025, a expectativa é que o segmento cresça mais 27%. Atenta à nova realidade, a Raizs, foodtech de orgânicos e saudáveis, tem investido em sua Linha Original com alimentos já processados em pequenas porções para facilitar o dia a dia dos clientes.
A linha autoral tem como objetivo estar mais presente na rotina dos brasileiros, que passam a olhar mais para saúde e alimentação saudável. A seleção possui diversas opções de itens de padaria, geleias, queijos e verduras já cortadas. De acordo com Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs, os produtos da categoria são feitos com ingredientes selecionados para a manutenção da boa saúde, principalmente, no que diz respeito a vitaminas e minerais.
Esse novo cenário levou ao aumento do número de pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável, por isso, hoje, o Brasil ocupa o 7º lugar em um ranking mundial que avalia o mercado de alimentos e bebidas saudáveis e como os consumidores estão preocupados em unir praticidade a uma boa alimentação. Uma pesquisa realizada pela FIESP indicou que, o aumento da busca por um lifestyle com alimentos mais nutritivos é significativo, cerca de 38% das pessoas consideram o preparo desses alimentos mais trabalhoso. Essa contradição tem feito com que o consumo de ultraprocessados ainda seja alto, principalmente porque faltam opções práticas e acessíveis no mercado.
?Os hábitos de consumo dos brasileiros tendem a ser mais saudáveis quando comparados ao resto do mundo. Isso se deve ao fato de termos uma cultura culinária muito enraizada e pautada em alimentos de verdade como arroz e feijão. Todavia, o fim das restrições impostas pelo COVID-19 levou as pessoas a uma rotina novamente agitada e com pouco tempo para fazer refeições de qualidade. Para atender às demandas desse novo perfil consumidor, desenvolvemos uma linha que alia praticidade e saudabilidade com alimentos orgânicos e de origem comprovada, que facilitam o dia a dia daqueles que buscam um estilo de vida com mais saúde e longevidade?, finaliza o CEO da Raízs.