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Sustentabilidade
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Por Redação
19 de julho de 2024

Grupo Carrefour Brasil investe R$ 28 milhões no combate ao desmatamento

The Natural Conservancy, Imaflora, Idesam, Amazônia 4.0 e MapBiomas receberão aporte, que, até 2027, impactará a vida de mais de 6 mil pessoas, 230 mil propriedades e 1,2 milhões de hectares na Amazônia

O Grupo Carrefour Brasil, anunciou que investirá cerca de R$28 milhões em projetos destinados ao combate ao desmatamento e conservação das florestas por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.

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Os projetos escolhidos foram selecionados por proporem o uso sustentável da terra, a recuperação de áreas degradadas e por apoiarem o protagonismo de comunidades locais que dependem e que protegem as florestas. De acordo com a companhia, estima-se que esses projetos impactem 1,2 milhões de hectares (equivalente a aproximadamente oito vezes a área da cidade de São Paulo), beneficiando mais de 6 mil pessoas e 230 mil propriedades na Amazônia até 2027.

"Acreditamos que podemos ser um agente colaborativo para mudanças positivas e transformadoras dos sistemas alimentares. Esse é nosso compromisso, como maior varejista no país. Os projetos selecionados refletem essa visão, promovendo práticas sustentáveis, a partir de soluções inovadoras e colaborativas, restaurando ecossistemas e criando oportunidades econômicas e bem-estar para as populações locais", afirma Susy Yoshimura, diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Em parceria com o Instituto Amazônia 4.0, o Grupo irá apoiar a próxima etapa do Laboratório Criativo da Amazônia (LCA), a Biofábrica 4.0. O investimento da companhia auxiliará no desenvolvimento, inovação e soluções para a cadeia de valor do cacau e do cupuaçu.

Junto ao Idesam, a iniciativa escolhida foi o Café Apuí Agroflorestal, no Amazonas. Nesse projeto, a empresa apoiará a restauração de 190 hectares (equivalente a 1,9 milhões de metros quadrados) até 2027 e o aumento da renda dos pequenos produtores por meio da produção do café Robusta.

Negócios que mantêm a floresta de pé, são o foco da parceria com o Imaflora, visa criar mecanismos de equalização de preços para garantir preços justos e éticos, apoiando a implementação de instrumentos para valorizar e comercializar produtos de povos indígenas e tradicionais da Amazônia. 

Por fim, o aporte para a The Nature Conservancy (TNC) Brasil abrange o desenvolvimento de soluções escaláveis que combatam o desmatamento na indústria de carne bovina na Amazônia e no Cerrado, visando a conformidade legal até 2025.. Nesta iniciativa, o Grupo Carrefour Brasil focará, entre outras estratégias complementares e simultâneas, na transparência da cadeia de suprimentos de gado, monitorando o movimento e a rastreabilidade individual, e no apoio à criação de centros de soluções para produtores, visando a regularização, intensificação sustentável e acesso ao crédito. Essas medidas têm como objetivo não apenas deter o desmatamento, mas também promover a resiliência dos ecossistemas e áreas produtivas, a segurança hídrica e o bem-estar das populações.

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