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Sustentabilidade
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Por Redação
27 de setembro de 2024

Supermercado reduz volume de perda de alimentos em 1,7 milhão de itens com Inteligência Artificial

Hortifruti Natural da Terra implementa tecnologia e outras ações para reduzir desperdício no FLV

O Brasil registra um dos piores índices de desperdício de alimentos em todo o mundo. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que o país ocupa a 10ª posição no ranking dos que mais desperdiçam comida. E o varejo alimentar tem grande participação nesse tópico. Números mostram que mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras vão para o lixo anualmente nos supermercados brasileiros.

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Para mitigar esse problema, a Hortifruti Natural da Terra, varejista com foco em frutas, legumes e verduras, implementou uma estratégia para amenizar o desperdício de alimentos. Com o uso de inteligência artificial e outras ações, a empresa conseguiu reduzir em 1,7 milhão o volume de perda de itens no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior.

O desperdício de alimentos gera custos estimados em US$ 1 trilhão, de acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o varejo contribuindo com 12% desse total.

“O Brasil supera, a cada ano, as máximas históricas de temperatura e calor. Esse fator, aliado ao ainda alto índice de fome da população, gera um cenário desafiador para o segmento de alimentos e frescos no país. Para combater as perdas e evoluir na agenda de forma coletiva, desenvolvemos uma estratégia de mitigação do desperdício que envolve a nossa operação e parcerias para acelerar o aproveitamento de alimentos, principalmente os perecíveis. O resultado é um controle maior da oferta de produtos e novas possibilidades de consumo, com preços ainda mais acessíveis”, disse Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.

Na rede, outras iniciativas também são realizadas para evitar esse grande desperdício, como a doação de alimentos para parceiros como o Mesa Brasil e Prato Cheio, projetos que conectam doações a instituições que combatem a insegurança alimentar. Além disso, a rotina operacional também monitora a validade dos produtos: itens próximos do vencimento são disponibilizados na “Gôndola Pegar ou Pegar”, com descontos de até 40%, incentivando o consumo imediato; e também vendidos com redução de preço nas "Sacolas surpresas" por meio das foodtechs Food To Save e B4waste.

Após a conclusão de todas as etapas do processo de gestão do desperdício, alimentos que não estão mais adequados para o consumo são transformados em adubo pela Ciclo Orgânico - empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos - para venda nas lojas da rede. “A Hortifruti Natural da Terra vem aprimorando esse processo com o tempo. Fomos da mensuração dos dados à implementação de tecnologias e critérios operacionais para o aproveitamento correto dos alimentos. Ainda temos muito a evoluir, mas, quando olhamos para o futuro da sociedade, sabemos que estamos fazendo a nossa parte”, explica Drago.

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