Por Redação
16 de janeiro de 2025Supermercados no caminho do futuro: sustentabilidade e segurança em foco
Veja como as empresas do varejo estão reinventando práticas sustentáveis e garantindo alimentos mais seguros para o consumidor
Com consumidores cada vez mais atentos às questões ambientais e de segurança alimentar, os supermercados enfrentam desafios e oportunidades para atender às novas demandas do mercado. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) revelam que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, representando perdas econômicas de US$ 2,6 bilhões por ano.
Essa realidade reforça a importância de práticas sustentáveis e seguras no varejo alimentar e a Rede Dalben, que integra iniciativas sustentáveis às suas operações, tem se destacado nesse cenário. “Implementamos o Cupom Verde, o mercado livre de energia, carregadores elétricos para veículos e pontos de descarte para recicláveis, entre outras ações. Essas práticas não apenas promovem a preservação ambiental, mas também fortalecem a relação com nossos clientes e parceiros”, explica Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede.
Segundo a executiva, essas iniciativas também geram vantagens competitivas, consolidando a imagem da marca e garantindo a longevidade do negócio. No entanto, o caminho para a sustentabilidade não é isento de desafios. “Equilibrar os investimentos iniciais necessários para práticas sustentáveis com a manutenção de preços competitivos é um dos maiores obstáculos. Adotamos uma visão de longo prazo e buscamos parceiros e tecnologias que otimizem processos e reduzam custos”, acrescenta Fernanda.
Segurança alimentar em foco
Com a crescente preocupação com a segurança alimentar, a rede Dalben tem investido em tecnologias de rastreabilidade e na formação de parcerias com fornecedores certificados. “Essas medidas garantem padrões rigorosos de qualidade e reforçam a confiança dos consumidores em nossos produtos. Além disso, treinamentos contínuos para colaboradores asseguram o manuseio correto de produtos frescos e orgânicos, contribuindo para uma oferta mais segura e confiável”, destaca Fernanda.
Luiz Sanches, country manager da Sensormatic Solutions no Brasil, corrobora a importância da tecnologia nesse processo. “Sistemas de monitoramento em tempo real, como sensores IoT, garantem a manutenção da cadeia de frios e reduzem o desperdício. Isso fortalece a confiança do consumidor e promove maior eficiência operacional”, afirma.
Inovação para sustentar o futuro
Para a diretora de marketing da rede Dalben a combinação de sustentabilidade, segurança e inovação tem sido um diferencial para os supermercadistas. “Investimos continuamente em tecnologias que reduzem desperdícios e aumentam a eficiência energética. Isso garante um impacto ambiental positivo e uma experiência de compra diferenciada para nossos clientes”, pontua Fernanda Dalben.
De acordo com Luiz Sanches, o potencial de inovações no setor supermercadista ainda é vasto. “Práticas de economia circular e sistemas de prevenção ao desperdício de alimentos são áreas promissoras. A utilização de IA para rastreabilidade e controle de fornecedores também pode transformar o varejo alimentar”, conclui o country manager da Sensormatic Solutions no Brasil.
Corretas medidas