Por Vitor Garcia
30 de maio de 2022Unilever anuncia a redução de mais de 10 mil toneladas de plástico virgem nas suas embalagens
Isso se deu por conta da inserção de plástico reciclado, que deve ser cada vez mais utilizado na companhia até 2025
Com foco na redução do uso de plástico virgem, a Unilever Brasil anunciou a inserção de mais de 10 mil toneladas de plástico reciclado nas suas embalagens e quatro marcas da companhia já batem a meta de utilizarem um mínimo de 25% de uso do material: Seda e Dove (beleza e bem-estar), Comfort e Fofo (cuidados com a casa).
A iniciativa fez com que a empresa alcançasse quase 30 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens de suas marcas. Isso contribui significativamente para o alcance das metas da empresa para 2025, quando pretendem reduzir em 50% o uso do plástico virgem e ter uma redução absoluta de 100 mil toneladas em todo o mundo.
?Sabemos do papel fundamental que temos na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem e impulsionar a economia circular do material. Este anúncio é um grande avanço dessa agenda, que recentemente ganhou reforços ao aderirmos ao Tratado Global do Plástico, aprovado na última Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5). Continuaremos na jornada de ampliar o uso sustentável do plástico, reduzindo o uso de plástico virgem e combatendo diretamente a poluição?, disse Suelma Rosa, head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever.
A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico tem avançado a cada ano desde 2017, com o alcance da marca Arisco, que retirou cinco toneladas de plástico virgem das embalagens. A inovação também pautou o início dessa trajetória com a marca TRESemmé ao lançar, em 2018, as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Em 2019, a marca Sétima Geração, que tem produtos biodegradáveis e com fórmulas à base de matérias-primas vegetais, já nasceu com embalagens produzidas com plástico reciclado e plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar. Com portfólio composto por lava-roupa líquido, limpador multiuso, limpador para banheiro e detergente concentrado, os produtos de Sétima Geração.