
Por Redação
14 de abril de 2025Ypê planta cerca de 23 mil mudas em propriedades rurais da Bacia do Rio Camanducaia
Com investimento de R$ 1,3 milhão, a previsão é de recuperar área equivalente a 15 campos de futebol
A Ypê, empresa de limpeza e higiene, por meio de seu projeto Plantar Vida, busca restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) no interior de propriedades rurais da Bacia do Rio Camanducaia. Desde seu início, em 2021, o projeto já plantou 23 mil mudas de espécies nativas em 16 hectares, uma área que corresponde a 15 campos de futebol, e conta agora com um aporte de cerca de R$ 1,3 milhão, para dar continuidade na ação.
SAIBA MAIS
Ypê amplia portfólio e lança multiuso com óleos essenciais
Sustentabilidade em ação: como a Ypê transforma iniciativas verdes em impactos reais
A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios entre São Paulo e Minas Gerais, e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. “Atingir a marca de plantar 16 hectares em Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Camanducaia é importante, pois não só contribui para a recuperação da biodiversidade local, mas também fortalece o papel do produtor rural na proteção e recuperação dos recursos hídricos”, afirma Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento, Qualidade, WCM e Sustentabilidade da Ypê.
O projeto segue buscando engajar proprietários rurais interessados em restaurar suas APPs, oferecendo suporte que inclui fornecimento de insumos, execução do plantio e manutenção por 12 meses. Após esse período, os proprietários assumem a responsabilidade pela área restaurada, com acompanhamento técnico por mais dois anos.
“Esta é uma iniciativa para a recuperação ambiental de áreas degradadas, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Bacia do Rio Camanducaia. A parceria com a Ypê, por meio desse programa, é para potencializar a restauração dessas áreas, alinhando esforços de preservação e sustentabilidade com o desenvolvimento rural. A colaboração com empresas como a Ypê permite que possamos expandir o impacto positivo e criar soluções que favoreçam a integração entre o setor agropecuário e a conservação ambiental”, avalia Leonardo Sobral, gerente geral do H2A Hub Agroambiental, empresa que faz parte da iniciativa juntamente da Ypê.