Por Redação
25 de outubro de 2023A estratégia da Minha Quitandinha para se tornar referência em varejo automatizado no Brasil
Companhia investe R$ 900 mil para implantar um software próprio em todas as suas 200 unidades
A Minha Quitandinha, franquia de minimercados autônomos, investiu em torno de R$ 900 mil para implantar um software próprio em todas as suas 200 unidades. A expectativa da rede é um incremento de 50% na receita da franqueadora.
LEIA TAMBÉM
Minha Quitandinha atinge 200 lojas em funcionamento
Cesta de compras dos brasileiros está mais enxuta, favorecendo o varejo de proximidade
No novo software estão hospedadas duas soluções: QPay, aliado ao cliente final na hora da compra; e QDash, responsável por desburocratizar as atividades administrativas e promover uma visão estratégica em 360º do empreendimento. O QPay permite que o franqueado tenha um sistema de compra e pagamento no formato híbrido, tanto via aplicativo pelo celular com cartão de crédito cadastrado quanto por self-checkout, isto é, em um totem com leitor de código de barras e opções de pagamento via crédito, débito e pix.
Para os consumidores que optarem pelo uso do aplicativo, a plataforma apresenta um sistema de geolocalização no qual é possível identificar as lojas mais próximas, além de, em breve, contar com a opção de carteira digital e o benefício de cashback, com descontos que podem variar de 5% a 15% nas próximas compras. ?A nossa proposta é promover uma jornada digital alinhada ao físico, já que há clientes que preferem não ter os dados do cartão cadastrados em um aplicativo. Enquanto os que não dispensam as facilidades de resolver tudo pelo smartphone têm a oportunidade de desfrutar de algumas inovações financeiras. Desta maneira, a solução atende a todos?, diz Marcelo Villares, CTO da Minha Quitandinha.
Já o QDash funciona como um dashboard de gestão de toda a loja e, por ele, o franqueado tem um raio-x completo do negócio. É possível fazer o controle das vendas, gerenciamento do fluxo de caixa e estoque, além de previsibilidade de compra por meio de um Centro de Distribuição virtual, que auxilia na sugestão de precificação com base na categoria do produto. A solução tem integração com a franqueadora, o que torna os repasses de royalties automáticos e os processos burocráticos descomplicados.