Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Tecnologia
...
Por Redação
10 de setembro de 2025

Inwave adquire sueca Gateway e impulsiona desenvolvimento internacional no varejo

Com a aquisição, companhia brasileira fortalece operação na Europa e leva para o mundo a sua expertise de tornar as lojas cada vez mais conectadas

A Inwave, retail tech brasileira com forte atuação no varejo físico, formalizou a aquisição da sueca Gateway, fornecedora de soluções de segurança eletrônica (EAS) para redes varejistas. O negócio contou com a participação do fundo dinamarquês DSG-APS, que aposta no crescimento da empresa brasileira como uma referência global em inteligência para o varejo físico.

LEIA TAMBÉM
Varejo omnichannel e social commerce: integração e experiência
Varejo 5.0: a inteligência artificial como motor da customização em tempo real

Fundada em 1994, a Gateway está presente em mais de 120 países, por meio de uma rede de 70 distribuidores, e é reconhecida por sua capilaridade, qualidade técnica e legado no setor europeu, com presença sólida em grandes redes varejistas. O movimento faz parte da estratégia de internacionalização da Inwave, que já exporta 40% do volume de hardware que fabrica no Brasil. Com a aquisição, a Inwave passa a operar com duas bases internacionais, Brasil e Europa, mantendo a equipe local da Gateway na Suécia.

Com esta operação, a companhia prevê expansão para países estratégicos da União Europeia e replicação do modelo de negócios que impulsionou o crescimento no Brasil, composto por transição de fabricante de hardware para retail tech integrada, com foco em AIoT, big data e analytics em tempo real aplicados à operação de lojas físicas. “Unimos expertises complementares para acelerar um modelo de varejo mais conectado, eficiente e orientado por dados. A chegada da Gateway fortalece nossa presença globalmente com uma marca de legado, respeitada tecnicamente e comercialmente. Foi exatamente esse o caminho que trilhamos há cinco anos no Brasil, e é o que buscamos agora na Europa”, afirma Rubens Bulgarelli Filho, gerente Geral da Inwave.

Referência na América Latina

Nos últimos cinco anos, a Inwave multiplicou o faturamento e se consolidou como uma das principais retail techs da América Latina. Em 2021, iniciou sua virada estratégica para soluções integradas e em 2024, unificou suas soluções lançando a plataforma Darwin, com foco em três pilares: prevenção de perdas, aumento da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente. “Estamos certos de que nossa solução é aderente aos desafios do varejo e entrega resultados impactantes. Nossa experiência no Brasil com supermercados de menor porte, modelo muito comum na Europa, nos encorajou a dar esse novo passo”, destaca Adriano Sambugaro, diretor Comercial e de Marketing.

Deixe seu comentário