Por Redação
26 de novembro de 2025Inteligência Artificial avança no varejo alimentar paulista e já está em 80% dos supermercados
Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados revela que redes grandes e pequenas aceleram a adoção de tecnologia, com foco em CRM, segurança e automação
O uso de tecnologia no varejo alimentar segue em alta, a pesquisa de Maturidade e Inovação do Setor Supermercadista, divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), revela que 80% dos supermercados paulistas já utilizam Inteligência Artificial em suas operações.
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O estudo indica que a adoção é maior entre as grandes redes, com 40% dos supermercados com 50 ou mais check-outs integrando soluções baseadas em GPT-4 em suas operações. Entre as aplicações mais comuns estão CRM e segmentação de clientes, segurança, automação de campanhas, chatbots no atendimento — presentes em 100% das unidades pesquisadas — e análise de vídeo em tempo real na segurança.
Segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, organizar e segmentar dados é essencial para que a Inteligência Artificial (IA) gere impacto real nas vendas. “CRM e segmentação de clientes são hoje as ferramentas mais utilizadas, do maior ao menor supermercado”, afirma. Ele reforça que, na atual sociedade hiperconectada, conhecer o consumidor é um diferencial competitivo.
Enquanto grandes redes avançam em soluções mais sofisticadas e integradas, pequenos e médios supermercados enxergam no CRM um primeiro passo para a modernização digital. A pesquisa também mostra que 92% das empresas que adotaram processos inovadores no último ano registraram ganhos operacionais. A influência da área de TI nesses projetos cresce conforme o porte da companhia, chegando a 45% nas grandes redes.
Para Ariel Grunewald, diretor de Serviços aos Supermercados da APAS, a IA já é uma realidade consolidada. “A inovação gera resultados concretos. O próximo desafio é integrar melhor os sistemas e explorar a tecnologia de forma estratégica”, destaca.
Entre as prioridades de investimento estão CRM, segurança de dados e softwares de PDV. O CRM se destaca, presente em 56% dos supermercados — especialmente nas maiores redes.
O levantamento confirma que o setor supermercadista paulista avança de forma consistente na digitalização, utilizando tecnologia para impulsionar vendas, aprimorar o atendimento e fortalecer a segurança.
