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Tecnologia
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Por Redação
5 de setembro de 2024

Carrinhos inteligentes reforçam vendas de FLV

Tecnologia transforma a experiência de compra e rede Brasão Supermercados vem utilizando essa inovação para melhorar o atendimento e fidelizar clientes

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores e os supermercados não ficaram de fora dessa realidade. Diante de tantas inovações tecnológicas nas lojas, uma delas é o carrinho inteligente, uma ferramenta que promete transformar a experiência de compra, especialmente no setor de frutas, legumes e verduras (FLV). Mas como exatamente esses carrinhos estão impactando as vendas e a operação dos supermercados? Para entender melhor essa mudança, conversamos com Elton Ficanha, gerente de marketing da rede Brasão Supermercados, e Daniel Kamlot, professor de varejo da ESPM.

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De acordo com Ficanha, os carrinhos inteligentes oferecem uma série de vantagens que podem ativar as vendas da categoria de FLV. "A categoria tem grande representatividade de vendas no dia a dia – pela busca de frescor e ofertas pelos nossos clientes. O carrinho inteligente permite ao cliente selecionar todos os produtos que deseja comprar, dando maior mobilidade e agilidade na hora de finalizar a compra – evitando filas em caixas tradicionais, especialmente em horários de pico", afirma o executivo do Brasão Supermercados.

Daniel Kamlot entende que os carrinhos inteligentes podem sugerir receitas e combinações de produtos com base no que o consumidor adicionar ao carrinho, incentivando a compra de itens adicionais dentro do setor de FLV. "Isso não só facilita a vida do cliente, mas também aumenta a quantidade de compras na categoria, gerando um ticket médio maior", explica o professor.

Facilidades, desafios e experiência

Na operação diária da rede supermercadista, no entanto, Ficanha afirma que os benefícios dos carrinhos inteligentes ainda estão em desenvolvimento. "A atual versão que temos em loja ainda faz com que o cliente tenha que usar a balança tradicional para gerar uma etiqueta de identificação. No entanto, as perspectivas são promissoras, uma vez que versões futuras dos carrinhos poderão integrar balanças e sensores que automatizam esse processo”, diz.

A implementação dos carrinhos inteligentes nas lojas não foi isenta de desafios e, segundo o gerente de marketing da rede Brasão, a resistência inicial dos clientes ao uso dos carrinhos inteligentes foi superada com a qualificação de um time especializado para atender e instruir os consumidores. "Conseguimos aumentar o número de vendas, o ticket médio e buscamos diariamente desmistificar a solução para que todos possam usufruir em cada compra", destaca Elton Ficanha.

Para o executivo da rede Brasão, os benefícios dos carrinhos inteligentes não se limitam à agilidade na compra, já que eles contribuem para que os produtos frescos permaneçam com maior qualidade e trazem informações detalhadas sobre data de fabricação e origem, aumentando a confiança do consumidor nas suas escolhas. De acordo com o professor Kamlot, ao integrar tecnologias como mapas digitais, os carrinhos podem guiar o cliente diretamente ao setor de FLV, otimizando ainda mais o processo de compra. "A questão do pagamento fica bem mais tranquila, uma vez que não se torna obrigatória a pesagem de itens no checkout, já que a tecnologia de 'self checkout' facilita a pesagem de itens no momento em que são colocados no carrinho", comenta o professor.

Adaptação e feedback

Nas lojas da rede Brasão, o feedback dos clientes tem sido essencial para a adaptação e melhoria dos carrinhos inteligentes. "Quem utiliza o carrinho inteligente, adora. Recebemos várias sugestões de melhoria e dividimos com a desenvolvedora da solução, a fim de atualizarmos a versão para impulsionar ainda mais uma experiência positiva de uso dentro do supermercado", destaca Ficanha.

Kamlot, por sua vez, reforça a importância de ouvir os consumidores e funcionários na busca por aperfeiçoamentos contínuos. "Os carrinhos que fornecem feedback automático sobre falhas ou dificuldades técnicas podem ajudar na maior confiabilidade do sistema, aprimorando a experiência do cliente", finaliza o professor de varejo da ESPM.

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