Por Redação
23 de dezembro de 2024Nova era tecnológica nos supermercados: 2025 redefine experiência e operação no varejo
Com inteligência artificial, IoT e automação liderando a revolução, especialistas revelam como o varejo está se adaptando às novas demandas e expectativas dos consumidores
A transformação digital no varejo alimentar está avançando em ritmo acelerado. Um estudo da Retail Systems Research aponta que 72% dos executivos do setor consideram a adoção de tecnologias como inteligência artificial (IA) e automação essencial para se manterem competitivos em 2025. No Brasil, as mudanças já estão em curso, impulsionadas por empresas como a Arcor e por inovações em autoatendimento e gestão de estoques.
Segundo Vinicius Leite, gerente de trade marketing da Arcor do Brasil, a empresa desenvolveu um ecossistema digital de trade marketing que integra processos estratégicos para melhorar a distribuição e o abastecimento. “Utilizamos geolocalização para monitoramento e direcionamento de materiais promocionais aos pontos de venda com maior potencial, além de treinar equipes por meio de gamificação e vídeos interativos. Tudo isso é centralizado em um aplicativo intuitivo, garantindo decisões ágeis e assertivas”, destaca.
Para atender às novas demandas do consumidor, Vinícius informa que a Arcor também aposta em produtos de baixo desembolso posicionados estrategicamente em áreas de autoatendimento. “Assim conseguimos incentivar as compras por impulso e, ao mesmo tempo, gerar maior conveniência para os consumidores”, explica o gerente de trade marketing da Arcor do Brasil.
Autoatendimento e o consumidor do futuro
A diretora do LabData e professora da FIA Business School, Alessandra Montini, entende que as tecnologias de autoatendimento estão transformando a experiência de compra nos supermercados. “Essas tecnologias melhoraram o tempo de espera, aumentaram a eficiência e proporcionaram maior autonomia ao consumidor. Os aplicativos permitem escanear produtos e pagar diretamente pelo celular, eliminando a necessidade de passar pela caixa”, destaca.
Além disso, a professora da FIA Business School ressalta que a coleta de dados em tempo real possibilita ofertas personalizadas e ajustes dinâmicos em estoques. “A IoT e a inteligência artificial estão sendo usadas para prever demandas, evitar rupturas e ajustar preços de forma competitiva, garantindo a eficiência operacional e maximizando lucros”, complementa Alessandra.
Os desafios, contudo, são significativos e a diretora do LabData da FIA Business School aponta para a resistência dos funcionários às novas tecnologias e aos altos custos de implementação como barreiras. “Investir em treinamento, explorar parcerias e planejar uma transição gradual são passos essenciais para superar essas dificuldades”, orienta Montini.
Inovação para um mercado conectado
A Arcor, com base em mais de 50 pesquisas anuais e observações constantes das tendências globais, também está alinhando seus produtos às expectativas de um consumidor cada vez mais tecnológico. “Desenvolvemos experiências inovadoras que vão desde a compra até o consumo, atendendo aos desejos do cliente e ampliando nossa presença no mercado”, diz Vinicius Leite.
De acordo com Alessandra Montini, em 2025 espera-se que os supermercados brasileiros avancem na automação de estoques com robôs e sistemas como pick-to-light, otimizando espaços e desperdícios. “Acredito que tecnologias como blockchain e sensores IoT serão essenciais para a rastreabilidade e segurança das operações logísticas”, finaliza a professora da FIA Business School.