Por Redação
30 de abril de 2024Supermercados ampliam oferta de produtos com prateleiras digitais
Especialistas destacam conveniência como fator chave para consumo e apontam desafios para redes supermercadistas
As prateleiras digitais estão causando impacto significativo na jornada de compra do consumidor, principalmente em relação à experiência de compra online do consumidor. Além de apresentar os produtos, a prateleira digital funciona também para aumentar o alcance de produtos no ambiente digital. De acordo com Anelise Campoi, professora do Núcleo de Varejo da ESPM, elas permitem acesso a um inventário mais amplo de produtos do que a loja, aumentando as chances de conversão do usuário.
A professora também destaca a personalização e as informações detalhadas sobre os produtos como diferenciais. “Em resumo, as prateleiras digitais tornam a jornada de compra do consumidor mais conveniente, personalizada e informativa. A percepção do consumidor em relação a esse modelo pode variar de acordo com experiências anteriores, preferências individuais e nível de familiaridade com a tecnologia”, diz Anelise.
Ivan Rizzo, professor da FIA Business School, explica que a maior vantagem das prateleiras digitais para as redes supermercadistas é conseguir ofertar um volume maior de produtos aos consumidores, com baixo custo e sem necessidade de altos investimentos em estoque. “A desvantagem é que o mundo vira seu concorrente. Se um supermercado oferece produtos de papelaria, a papelaria pode ofertar produtos de supermercado. Mas, o que vai, de fato, definir a preferência do consumidor é a conveniência”, ressalta.
Rentabilidade digital
Segundo Rizzo, considerando as prateleiras digitais das redes supermercadistas de médio e grande porte, a regra de rentabilizar cada metro quadrado da loja passa a valer para o site também. “Entretanto, existem desafios novos e velhos nesse cenário, como a entrega e comissão de venda, por exemplo. A estratégia de Retail Media nas prateleiras digitais pode cumprir muito bem o papel da publicidade, mas com a personalização da mídia de acordo com o público”, aponta o professor da FIA Business School.
Anelise Campoi, da ESPM, alerta sobre os principais desafios de empresas que investem em prateleiras digitais. “As redes enfrentam diversos desafios que podem impactar o sucesso e a eficácia dessas iniciativas. Os mais comuns são os custos de implementação e manutenção; qualidade da experiência do usuário; segurança e integração de sistemas; aceitação e adoção pelo cliente; e gestão de mudanças organizacionais”, finaliza a professora.
Bom dia a todos vocês, tem. Vagas de oportunidade de trabalho pra pessoas a cima dos 50 anos ?