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Varejo
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Por Redação
28 de janeiro de 2025

5 insights da NRF 2025 que podem ser aplicados nos supermercados brasileiros

Personalização, tecnologia e sustentabilidade lideram as tendências e servem de inspiração para empreendedores do setor supermercadista

A edição de 2025 da NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, destacou a importância da personalização em massa, tecnologia de inteligência artificial (IA) e omnichannel como pilares para o futuro dos supermercados. De acordo com um estudo da McKinsey, 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas e 76% se frustram ao não encontrá-las, reforçando a urgência de implementar essas tendências no varejo brasileiro o quanto antes.

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Para Fernando Marchesini, coordenador e professor de MBAs da FGV, os principais insights da NRF 2025 que podem transformar supermercados brasileiros são:

  1. Personalização em massa
  2. IA como aliada estratégica
  3. Omnichannel reforça credibilidade
  4. Sustentabilidade como bandeira principal
  5. Delivery cada vez mais eficiente

Personalização em massa

Para o coordenador da FGV, os supermercados precisam focar, mais do que nunca, na experiência do cliente. “Os consumidores buscam novas experiências, algo ainda mais personalizado. Estamos vivenciando uma era de personalização em massa, onde muitos clientes compartilham interesses similares. É crucial utilizar os meios digitais para atender essas demandas”, explica Marchesini.

IA como aliada estratégica

Uma pesquisa da PwC revela que 52% dos consumidores preferem empresas que utilizam IA para criar experiências mais personalizadas. Segundo o professor, a inteligência artificial foi amplamente debatida na NRF 2025 como um recurso essencial para o futuro do varejo supermercadista. “A IA consegue identificar valores, tendências e aquilo que os consumidores estão buscando. Ela também ajuda a personalizar experiências, desde gôndolas diferenciadas até a comunicação mais assertiva com os clientes”, afirma Marchesini.

Omnichannel reforça credibilidade

Além disso, Marchesini destaca que o conceito omnichannel, que indica a integração de diferentes canais, foi apontado como um fator decisivo para o sucesso das redes varejistas no setor. “Unir canais digitais e físicos ajuda a proporcionar flexibilidade e conveniência, que são cada vez mais demandadas pelos clientes. Essa integração melhora a experiência de compra e estreita o relacionamento com os consumidores”, aponta o coordenador de MBAs da FGV.

Sustentabilidade como bandeira principal

Outra tendência de peso que a NRF 2025 traz para o varejo supermercadista é, segundo Marchesini, levantar a bandeira da sustentabilidade. “Toda a cadeia de valor está buscando a sustentabilidade como bandeira principal. Isso não é apenas uma questão ambiental, mas também estratégica para engajar consumidores conscientes e que não abrem mão de comprar com empresas realmente alinhadas com a sustentabilidade”, ensina o professor da FGV.

Delivery cada vez mais eficiente

De acordo com o coordenador de MBAs da FGV, o serviço delivery dos supermercados também ganhou destaque no evento internacional, principalmente como parte decisiva da estratégia omnichannel das redes varejistas. “Investir em lojas virtuais e sistemas de entrega rápida aumenta a credibilidade e a conveniência para o cliente. O serviço de delivery está se tornando cada vez mais essencial para o sucesso das empresas no setor supermercadista”, diz.

O momento de agir

Para Fernando Marchesini, a NRF 2025 reforça que o futuro dos supermercados está na capacidade de combinar personalização, tecnologia e responsabilidade social. Diante de um cenário onde os consumidores são cada vez mais exigentes, adotar essas tendências não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. “Supermercados que abraçam a inovação e implementam essas estratégias estarão na vanguarda do mercado. Este é o momento de agir para se destacar em um setor tão competitivo”, conclui Marchesini.

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