Por Redação
22 de outubro de 2024Apagão em São Paulo afeta as vendas do varejo alimentar, aponta instituto
Análise realizada pela Scanntech aponta retração de 21,5% em faturamento nos atacarejos regionais, na semana do dia 07 a 13 de outubro
Em outubro, São Paulo e parte da região metropolitana enfrentaram um apagão que teve um forte impacto no varejo alimentar. Segundo uma análise da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas e referência em inteligência de dados para o varejo e indústria, o faturamento do setor na região caiu 5,6%, enquanto as unidades vendidas diminuíram 4,7%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Curiosamente, na mesma semana, o varejo alimentar apresentou crescimento em relação ao ano passado, com aumentos de 3,7% no faturamento e 0,4% nas vendas unitárias.
O atacarejo foi o segmento mais prejudicado pela crise energética na Grande São Paulo, registrando uma queda acentuada de 21,5% no faturamento, de acordo com o instituto. A interrupção no fornecimento de energia impactou diretamente as operações logísticas e o armazenamento de produtos, resultando em uma redução significativa nas vendas.
Produtos emergenciais ganham destaque
Apesar disso, algumas categorias de produtos emergenciais, essenciais em momentos de falta de luz ou para preparar a população para situações de incerteza, tiveram um aumento expressivo nas vendas. Entre os itens com maior crescimento em relação à mesma semana de 2023 estão: velas (+101%), gelo (+100,9%) e fósforos (+56,1%).