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Varejo
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Por Redação
21 de janeiro de 2025

Carnaval 2025: estratégias para o varejo otimizar vendas no período

Categorias de produtos consumidos na ocasião podem atrair e fidelizar clientes no PDV

Durante o Carnaval, categorias como bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bronzeadores, protetores solares e petiscos ganham destaque no ponto de venda (PDV). Para potencializar as vendas destes produtos deve-se focar nas ações estratégicas, ressalta Leonardo Cyreno, head de Eficiência Comercial e Crescimento da AGR Consultores.

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Segundo Cyreno, entre as medidas a serem tomadas para alavancar as vendas no PDV, no período, estão:

  • Criação de ilhas temáticas com espaços decorados e elementos carnavalescos para destacar essas categorias e atrair a atenção dos consumidores;
  • Exposição cruzada combinando produtos complementares, incentivando compras adicionais;
  • Promoções atraentes com combos e descontos progressivos, como pacotes “essenciais para o verão”;
  • Ativações com degustações, sorteios ou distribuição de brindes que engajem o público e incentivem o consumo e a sinalização impactante com destaque para ofertas;
  • Criação de displays fáceis de identificar e acessar, priorizando a reposição rápida de produtos de alta demanda.

“Essas ações ajudam a capturar o espírito da temporada e maximizam o potencial das categorias sazonais no Carnaval”, explica

O Grupo Petrópolis, dono das marcas Petra e TNT, implementa diversas estratégias de marketing nos pontos de venda durante o Carnaval. Entre as principais ações estão encartes promocionais, iniciativas no piso da loja, como troca de brindes, degustação de produtos, sampling voltado para os foliões e materiais de PDV personalizados para o período.

De acordo com Fabio Bemi, diretor nacional de Autosserviço do Grupo Petrópolis, durante o período, há um aumento significativo no consumo de bebidas, proporcionando oportunidades de crescimento nas vendas e fidelização de clientes. “Experiências positivas com as marcas podem criar uma conexão emocional duradoura com os consumidores. Além disso, o Carnaval representa momentos de celebração em que as indústrias conseguem reforçar a identidade da marca e sua associação com o consumidor. Portanto, o Carnaval representa uma oportunidade estratégica para as marcas se destacarem no mercado e consolidarem sua presença junto aos consumidores”, conta.

O Grupo conta com efetivo de mais de 1.500 promotores de autosserviço em todo o Brasil. “Neste ano, implementamos a promoção “Compre e ganhe”, que vamos fazer com as marcas Petra e Itaipava em diversas redes em todo o país. O consumidor compra mais de um pack de cerveja e ganha um brinde, que pode ser uma bolsa térmica, uma shoulder bag ou um copo exclusivo”, diz Bemi.

Marca investe em patrocínio de eventos

As marcas do Grupo Petrópolis irão patrocinar diversos eventos no Carnaval. Petra, será a cerveja oficial do CarnaUOL, que acontece no Allianz Parque, em São Paulo. Será também a principal patrocinadora do Camarote Salvador; do Carnaval dos Sonhos, em Belo Horizonte; e do Camarote Boa Viagem, em Recife. Já a Itaipava, estará presente em dois camarotes no circuito Barra-Ondina de Salvador: o Camarote Band Folia e o Camarote Villa, além de patrocinar o Bloco Coruja, da cantora Ivete Sangalo. Ainda no Nordeste, a marca estará presente no Olinda Beer, pré-carnaval de Pernambuco. E irá patrocinar também o OBA Festival, na cidade de São José do Rio Preto. Já o energético TNT será uma das marcas patrocinadoras do Camarote Essepê, no Sambódromo do Anhembi, e dos Ensaios da Anitta.

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