Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
13 de fevereiro de 2026

Carnaval é oportunidade para supermercado engajar consumidores no ambiente digital

Estar presente nas redes sociais em um momento de alegria a descontração pode estabelecer conexão importante com clientes

Hoje é quase impossível para uma marca não ter presença nas redes sociais. O canal digital é essencial para estar mais próximo do cliente, e em se tratando dos supermercados, também é uma oportunidade para engajar consumidores. “O Carnaval é muito instagramável”, ressalta Ricardo Pastore, professor-mentor do ESPM Retail Studio. “É uma oportunidade de ouro porque é muito vivo, colorido... tudo o que as redes sociais gostam”, completa.

LEIA TAMBÉM
Carnaval: indústria investirá em patrocínios para incrementar o faturamento das marcas com a folia
Supermercados focam nos foliões e no comportamento de consumo durante o Carnaval

Uma dica do professor é não focar apenas na divulgação das promoções, mas envolver a loja na sazonalidade. “Em primeiro lugar, precisa entrar na festa. A loja precisa ter temática de Carnaval. Existem vários temas dentro desse macrotema que é muito regionalizado. Tem o Carnaval de São Paulo, do Rio, de Salvador, os bloquinhos... A régua de comunicação que se pode explorar é enorme”, dá a dica.

Vale também estimular os consumidores a produzirem conteúdos e postarem marcando o supermercado. “O ideal é levar o Carnaval para dentro da rede varejista. Os foliões estão na rua, mas estão ligados nas redes, nos grupos de Whatsapp. Há uma geração espontânea de conteúdo e que se pode aproveitar, ajudando esse folião a gerar conteúdo”, explica.

Por exemplo, pode-se criar um espaço para fotos dentro das lojas ou disponibilizar filtros no Instagram. “Todo mundo vai se abastecer no Carnaval. Alimentos, bebidas, moda, medicamentos, todas as categorias entram na festa. Pode ter uma promoção, um carrinho especial e os kits, que também são ideias muito boas. Por exemplo, o kit do dia seguinte... isso pode ser instagramável e o consumidor pode fazer um vídeo rápido para dizer que está levando isso para o bloco”, conta.

O importante é não perder o tom de brincadeira. “A brincadeira descontrai, aumenta a motivação e quando o consumidor está motivado, ele compra mais”, fala Pastore. De acordo com o professor, essa comunicação pode durar duas semanas. Começar nos dias que antecedem o Carnaval, e ir até o domingo posterior à festa.

E, mesmo se o público da loja não for de foliões, é possível aproveitar a festa. “Não dá para deixar o tema de lado. Mesmo as pessoas que estão descansando ou viajando estão no clima. Não saio de casa, mas vou comprar bebida, vou fazer churrasco, vou chamar os amigos”, afirma.

Deixe seu comentário