Por Redação
27 de janeiro de 2022Carrefour e Grupo HEINEKEN apostam na economia circular
Parceria entre as duas companhias visa incentivar a reciclagem e a retornabilidade de diversos tipos de embalagens
Desde dezembro de 2021 o Carrefour, em parceria com o grupo HEINEKEN, companhia que possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países, colocou em prática a operação de uma estação de coleta seletiva voluntária, na loja da Marginal Tietê, em São Paulo (SP), que prevê a troca de embalagens de vidro, plástico, papel e metal por pontos que podem ser revertidos em produtos e descontos.
Além dos demais produtos, a cada garrafa vazia e inteira de 600ml da marca Heineken descartada o consumidor ganhará em troca um cupom, de R$ 2,00 de desconto na compra de outra na loja da Marginal Tietê do Carrefour. Essas garrafas arrecadadas retornarão à operação do Grupo HEINEKEN para serem reenvasadas e voltarem ao mercado, completando todo o ciclo da economia circular.
?O investimento em economia circular, por meio da redução, reutilização, recuperação, regeneração, reabsorção e reciclagem de materiais em nossas operações é um de nossos pilares de atuação?, informa Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. ?Assim, a parceria com a Heineken vem fortalecer nossa estratégia de fechar o ciclo de uso, descarte e reaproveitamento de embalagens?, complementa.
A iniciativa rodará por, pelo menos, quatro meses, em parceria, também, com a Molecoola, startup de impacto socioambiental que já arrecadou mais de 600 toneladas de materiais por meio de seu programa de fidelidade.
Para participar, os consumidores devem levar seus recicláveis limpos e separados à estação, na unidade do Carrefour, e acessar seus pontos no aplicativo da Molecoola, disponível para celulares Android e iOS. A pontuação varia de acordo com o peso e tipo de material descartado.
Juntos, o Carrefour e o Grupo HEINEKEN esperam arrecadar 1000 garrafas até o início de março, para impulsionar a economia circular na região, engajar as pessoas para um olhar mais sustentável e destinar corretamente os resíduos, gerando benefício para toda a cadeia envolvida.