Por Redação
30 de janeiro de 2024Carrefour implementa câmeras nos uniformes de seguranças que atuam nas áreas internas e externas das lojas
A medida, teve investimento de R$ 16 milhões e companhia anuncia redução de 30% no número de incidentes
O Grupo Carrefour Brasil anuncia a implementação do uso de bodycams (câmeras corporais), a iniciativa tem o objetivo de dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, pois, com elas, é possível acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação, sempre com respeito e priorizando a boa relação com todos. A medida já reduziu o número de incidentes em 30%.
LEIA TAMBÉM
Como os supermercados devem se preparar para oferecer a jornada Phygital
Grupo Carrefour Brasil apresenta R$ 28,2 bi nas vendas brutas de 2T23
Com investimento de R$ 16 milhões, a implementação, anunciada no primeiro semestre deste ano, foi finalizada antes do prazo estabelecido e contempla 4 mil equipamentos que são utilizados por fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas que possuem essas funções.
O diretor de Transformação do Grupo, Marcelo Tradin, reforça a importância desta iniciativa dentro de uma estratégia mais ampla e completa: “O Grupo tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte dessa jornada, de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em 3 frentes principais e que se complementam: treinamento, política de consequência e transparência. Isso tudo é parte de um compromisso maior que temos em construir um futuro mais inclusivo, mais diverso e mais sustentável.”
No pilar de treinamento, além da parte técnica relativa à utilização das câmeras, há um grande foco em relação aos comportamentos esperados dos colaboradores nas lojas. Um exemplo é o Treinamento de Letramento Racial, aplicado para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil, como esses fatos impactam até hoje o dia a dia de pessoas negras no nosso país e como todos e todas podem ser aliados na causa antirracista.
No que se refere à Política de Consequências, o Carrefour passou a aplicar ainda mais rigor no controle e acompanhamento das empresas de segurança terceirizadas que atuam nas áreas externas das lojas, para que estejam alinhadas com a cultura de diversidade, inclusão e respeito. E no pilar de transparência, o Grupo tem investido cada vez mais em capacitação e tecnologia - como no caso das bodycams - de forma a certificar para que seus times estejam atuando de forma mais eficiente e aderente às políticas, protocolos e valores da empresa.
“Acreditamos que essa iniciativa é um avanço importante que a companhia está levando para o setor varejista brasileiro. Reconhecemos o nosso tamanho e a responsabilidade que temos em propor ações inovadoras que possam conduzir o varejo a um novo patamar. Inclusive no que diz respeito a protocolos de atuação dos funcionários”, conclui Tardin.
Grande iniciativa!
Grande ideia. Vai mostrar exatamente como se desenvolvem os problemas de lojas.
O Carrefour também vai instalar câmeras nos líderes, desde o Presidente ao CTO quando os funcionários são desligados para demonstrar como são educados e tratam bem seus funcionários?