
Por Redação
26 de junho de 2025Com o frio, fondue aquece vendas e vira estrela nas gôndolas dos supermercados
Opções prontas da receita, ou mesmo ingredientes usados no preparo do prato, ainda que sirvam como acompanhamento, crescem a procura em dias frios
Receita clássica das baixas temperaturas, e por muitos anos, prato típico de restaurantes suíços ou mesmos franceses, o fondue — que vem do francês fondre, “derreter” — tem conquistado cada vez mais espaço no varejo alimentar. Na Casa do Arroz Supermercados (RJ), a aposta tem sido oferecer experiências completas, através da oferta de queijos especiais, vinhos, frutas frescas, além de geleias e pães artesanais, estratégia que impulsiona o consumo e aumenta o ticket médio, segundo Cíntia Viegas, diretora de marketing digital da rede. “Também oferecemos soluções práticas, como frutas higienizadas em bandejas prontas e pão italiano já fatiado, facilitando a montagem da receita em casa”, diz.
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O período mais frio desperta um apelo afetivo que impacta diretamente as vendas e aumenta a demanda pela receita, tanto no setor de food service (restaurantes), como nos lares. “Observamos aumento no interesse por itens relacionados ao prato, e quando bem trabalhado no mix e na comunicação, isso gera incremento no ticket médio”, diz Cíntia.
Segundo a executiva, todos os ingredientes para o fondue de queijo, por exemplo, são estrategicamente posicionados próximos ao pão italiano, em uma montagem que se assemelha a uma pequena ilha, facilitando a escolha do cliente. Além disso o prato, bem com os itens que fazem parte da receita ou servem como acompanhamento, são trabalhados nos tabloides físicos, no ambiente digital e na comunidade no WhatsApp. A comunicação é pensada para despertar desejo com conveniência.
Estratégia acertada, segundo a Scala, fabricante de queijo, produto indispensável a uma das principais versões do prato. No site da empresa é possível até conseguir receitas para o preparo da receita que ganha destaque entre os brasileiros na estação mais fria do ano.
“O varejo pode destacar os queijos no inverno propondo cross selling com outros alimentos e bebidas típicos da estação, associando-os a momentos de consumo sazonais e investindo em comunicações temáticas como campanhas em redes sociais, tabloides, e-commerce, site e até mesmo ações no ponto de venda”, diz Andréia Luz Zeferino, gerente de Trade Marketing.