Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
26 de abril de 2024

Como as marcas podem se destacar na área de congelados dos supermercados

Marfrig aposta em bom posicionamento nas gôndolas especialistas destacam desafios e influência da tecnologia

No varejo supermercadista, atrair o consumidor em meio a tantas marcas concorrentes é um dos principais desafios para a indústria. Mas, diferente das gôndolas tradicionais, a decisão de compra de produtos congelados é feita com base em variáveis que influenciam diretamente no comportamento do consumidor, como a temperatura baixa do ambiente e a barreira física das portas de vidro, por exemplo.

LEIA TAMBÉM

Para Artur Motta, coordenador do MBA em marketing e master custom class mentoring da ESPM, além da porta de vidro e da sensação térmica, existe outro aspecto desta parte da loja que contribui para uma experiência não tão boa para o consumidor. “Ao fechar a porta dos freezers, o vácuo deixa o vidro embaçado, dificultando a visualização e a aquisição de produtos adicionais. A sensação térmica faz com que a compra nesta área seja rápida e, muitas vezes, por impulso. Sem contar o espaço limitado das gôndolas congeladas que amplia a disputa entre as marcas”, alerta Motta.

Luciano Borges, diretor comercial da Marfrig para a América do Sul, afirma que a marca busca se diferenciar no setor de congelados dos supermercados a partir do posicionamento estratégico dos produtos, materiais de ponto de venda, ações de fidelização e parcerias com fornecedores locais. “O mercado de congelados é altamente competitivo, com diversas marcas disputando a atenção dos consumidores. Alguns produtos congelados podem ter sazonalidade, o que exige uma gestão eficaz de estoque e promoções sazonais. Garantir a qualidade dos produtos congelados, desde a fabricação até a exposição no PDV, é um desafio logístico”, diz.

Marcas fora do freezer

O executivo da Marfrig acredita que a variedade de opções de produtos congelados de alta qualidade é essencial para atrair e reter clientes, mas também representa um desafio em termos de produção e distribuição. “Esses desafios nos exigem estratégias sólidas, investimentos em pesquisas de mercado, inovação e tecnologia. Tudo isso impulsiona o setor de congelados para um futuro mais eficiente, conveniente e personalizado”, projeta Borges.

De acordo com Raquel Hadler, coordenadora do curso de graduação em Administração e professora de marketing e comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para se diferenciar dos concorrentes no setor de congelados dos supermercados, as marcas precisam sair do freezer. “A tecnologia pode impactar a experiência do cliente na área de congelados levando informações sobre o produto usando aplicativos, terminais de autoatendimento ou sinais via Bluetooth no PDV. A realidade aumentada também é interessante para produtos congelados por possibilitar a visualização dos produtos prontos, trazendo detalhes como tamanho, textura, dentre outros”, finaliza.

Deixe seu comentário