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Varejo
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Por Redação
26 de janeiro de 2024

Como os supermercados podem atrair mais consumidores com estratégias OOH

Especialistas apontam influência das mídias OOH na decisão de compra e conhecimento de marca como principal retorno

Mesmo diante de um crescimento constante de empresas entrando no mundo digital, ainda existe espaço para ações que impactam as pessoas nas ruas usando a criatividade para chamar sua atenção. A rede de supermercados Hortifruti Natural da Terra aproveitou o período de final de ano para aguçar os sentidos do consumidor. A rede ativou seus panetones de marca própria através do aroma típico do produto em uma ação feita no Rio de Janeiro, próximo da tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Segundo Patrícia Carneiro, gerente geral de marketing da rede Hortifruti Natural da Terra, a mídia OOH atingiu o resultado esperado pela rede. “A estratégia foi bem sucedida. Apostamos em divulgar alguns itens sazonais nos quais nos diferenciamos em qualidade. Chegamos a ter crescimentos de 200% nas vendas desses itens comparado ao ano passado”, afirma a executiva.

De acordo com Patrícia, para atrair mais consumidores para as lojas é importante saber como usar as mídias OOH. “É preciso se diferenciar com uma comunicação criativa e objetiva. Muita informação confunde o consumidor. Foco, objetividade e criatividade”, explica a gerente geral de marketing da rede.

Proximidade e influência nas decisões

Para Roberto Sá Filho, professor de Comunicação e Publicidade da ESPM Rio e diretor de criação da Criateria, a mídia Out of Home (OOH) se destaca por oferecer alta visibilidade em locais estratégicos, chamando a atenção de um público amplo e diversificado. “Um dos principais benefícios da mídia OOH é sua proximidade física com pontos de venda, que traz um poder especial na influência das decisões de compra dos consumidores. Quando posicionada perto de lojas e estabelecimentos comerciais, ela pode influenciar as decisões de compra dos consumidores quase imediatamente”, diz.

O professor da ESPM destaca também a flexibilidade para localização e duração da campanha como um grande atrativo. “As empresas podem adaptar suas estratégias rapidamente, ajustando o alcance ou mudando a localização conforme necessário”, ensina Roberto. “O principal retorno que a mídia OOH pode garantir ao supermercadista é awareness (conhecimento), sem dúvidas”, emenda Patrícia Carneiro, da rede Hortifruti.

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