
Por Redação
23 de julho de 2025Dia dos Pais 2025: consumo se reinventa com presenteáveis que geram experiência
Comemorado na segunda semana de agosto, o maior pico de vendas ainda ocorre próximo a data
O Dia dos Pais, que em 2025 será comemorado no dia 10 de agosto, tem ganhado novos contornos no varejo. Longe do estereótipo dos presentes óbvios como ferramentas e eletrônicos, o perfil do consumidor evoluiu e com ele, as expectativas para as campanhas da data, segundo Luis Fernando Gomes, diretor da ABComm.
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“Homens cada vez mais atentos ao autocuidado, à moda e à saúde têm impulsionado o crescimento de novas categorias de consumo”, diz Gomes. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os destaques de vendas no Dia dos Pais de 2024 foram Vestuário (R$ 3,07 bilhões), Perfumaria e Cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e Eletrodomésticos (R$ 1,19 bilhão), sinalizando que o gosto dos pais brasileiros está mais sofisticado e plural.
Além da mudança no perfil dos presentes, o comportamento de compra também tem mudado. O maior pico de vendas ainda ocorre próximo à data, mas um segundo volume expressivo foi registrado 11 dias antes da celebração, indicando maior planejamento e organização dos consumidores, um dado importante para o varejo físico e digital.
Nos supermercados, o destaque continua sendo o setor de bebidas, especialmente para acompanhar almoços e encontros familiares típicos da comemoração. “A categoria costuma ser um dos focos na data”, explica Renata Baláo, gerente de compras do Covabra Supermercados.
Exemplo, da Estrella Galicia que aposta na conexão emocional com os pais. Nesse cenário, marcas que conseguem se alinhar ao lifestyle dos pais contemporâneos saem na frente. A tradicional cervejaria espanhola, 100% independente e de gestão familiar, vem consolidando sua presença no mercado brasileiro com uma identidade própria e forte apelo emocional.
“Nossa proposta é estar onde há paixão e performance, dois elementos que fazem parte do DNA da Estrella Galicia”, afirma Renata Cecco, diretora de marketing da marca no Brasil.
A marca se conecta com o universo masculino de forma autêntica, especialmente por meio do esporte. Patrocinadora oficial da McLaren na Fórmula 1, da equipe e do piloto Carlos Sainz, além dos irmãos Marc e Alex Márquez no MotoGP campeonato que volta ao Brasil no próximo ano a Estrella Galicia também apoia o brasileiro Diogo Moreira, recente campeão da Moto2.
Presente em mais de 70 países, a marca oferece no Brasil um portfólio que inclui a clássica Estrella Galicia Lager, a versão sem álcool Estrella Galicia 0,0 e a mais intensa 1906 La Milnueve uma linha pensada para harmonizar com momentos especiais.