Por Redação
29 de novembro de 2024Entenda as vantagens de contratar colaboradores 50+
Profissionais maduros enriquecem equipe com sua experiência, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso que repercute no bom atendimento ao consumidor
O combate ao etarismo nos mais diversos setores da sociedade deu o tom ao ano de 2024 e segue engajando diversas empresas, cada vez mais cientes da relevância de contratar colaboradores 50+ em suas equipes. Os profissionais maduros compõem um grupo, aliás, que consistem numa verdadeira riqueza para supermercados que desejam se destacar em um cenário tão competitivo. "Investir na inclusão etária não é apenas uma prática socialmente responsável, mas também uma estratégia de negócios para o varejo alimentar. Com o aumento do público maduro como consumidores frequentes, contar com colaboradores da mesma faixa etária cria afinidade e conexão com o público-alvo", sintetiza Bete Marin, especialista na chamada Economia Prateada e cofundadora da MV Marketing.
Confira algumas das vantagens para lojas e redes na contratação de colaboradores 50+:
- Diversidade
Profissionais 50+ contribuem para um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, o que é um diferencial para a cultura organizacional e impacta positivamente a satisfação dos clientes. "No Grupo Pereira, valorizamos a contribuição única de cada colaborador, independentemente da idade, pois acreditamos que essa diversidade é fundamental para construir um time forte.
Nosso relacionamento entre diferentes faixas etárias é pautado pela interação e pela convivência entre os membros de nossa equipe. No ramo do varejo, é comum termos jovens ingressando em suas primeiras experiências de trabalho, assim como profissionais mais experientes. Essa diversidade de perfis enriquece a experiência profissional de todos e promove uma cultura colaborativa e inclusiva. Todos estão acostumados, desde o primeiro dia, a conviver com a diversidade, aprendendo com as experiências e conhecimentos uns dos outros", explica Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
- Experiência e inteligência emocional
Segundo Morris Litvak, Fundador e CEO da Maturi, empresa de recrutamento e capacitação de profissionais maduros, colaboradores com mais de 50 anos possuem uma vasta experiência de vida e profissional, o que se traduz em maior maturidade, responsabilidade e comprometimento no ambiente de trabalho, reduzindo rotatividade e absenteísmo. "Eles tendem a ter uma visão mais ampla dos processos e são capazes de lidar com desafios de forma serena", diz. "São colaboradores que contribuem com a estabilidade emocional, fator que reduz a rotatividade e promove um clima organizacional mais saudável", completa Bete Marin.
- Impacto positivo na imagem da marca
Supermercados que valorizam a inclusão etária demonstram respeito e compromisso com a diversidade, oferecendo oportunidades ao público maduro. Essa postura, na opinião de Bete, reforça a responsabilidade social da empresa, um valor cada vez mais apreciado pelos consumidores modernos, que esperam que as marcas com as quais se relacionam promovam ações inclusivas e alinhadas às mudanças demográficas e sociais.
Já Morris, da Maturi, destaca que investir na contratação de profissionais 50+ não é apenas uma ação socialmente responsável, mas também uma estratégia inteligente de negócios. "Esses colaboradores podem atuar como mentores para os mais jovens, promovendo a transferência de conhecimento e fortalecendo a cultura e o clima organizacional", argumenta.
Doane Moda, Diretora de Marketing do Enxuto Supermercados, aponta a perspectiva diferenciada como um diferencial. "Funcionários com mais vivência podem oferecer insights valiosos sobre tendências de consumo e preferências de diferentes grupos etários, ajudando a moldar estratégias de marketing e merchandising", salienta.
- Atendimento de qualidade
Os shoppers percebem um atendimento mais personalizado e humanizado quando interagem com profissionais 50+, pois estes contam com uma abordagem mais paciente e atenciosa, ajudando os clientes a resolverem dúvidas com eficiência e assertividade. Isso gera mais confiança no consumidor e, consequentemente, fidelidade à marca.
Olho no olho, paciência, simpatia e jogo de cintura melhoram a experiência de compra, aumentam a satisfação do cliente e podem levar à fidelização, já que os consumidores tendem a retornar onde se sentem bem atendidos e valorizados.
Perfil 50+ ideal para o varejo alimentar
Para Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, uma das principais habilidades no segmento é saber lidar com pessoas. "É preciso atender bem o cliente e ser rápido em resolução de conflitos. O varejo é dinâmico e todos os dias algo novo pode acontecer. Além disso, com a transformação digital, o colaborador 50+ precisa ter noções de tecnologia, pois terá de lidar com sistemas de gestão, os PDVs, Pacote Office e, é claro, também saber trabalhar em equipe", observa.
O poder de escuta e a abertura para aprender continuamente também são valores essenciais para um desempenho de excelência, conforme Bete. "Quem está na ponta atendendo os clientes desempenha um papel fundamental ao levar respeito e dignidade aos consumidores. A inclusão etária começa no atendimento e, quando bem feita, fortalece a conexão entre marcas e consumidores, contribuindo para um mercado mais justo e inclusivo", ressalta a consultora.
No ponto de vista de Morris, o perfil ideal é aquele profissional que combina sua experiência com abertura para aprender e se adaptar a novas tecnologias e métodos de trabalho. Habilidades como comunicação eficaz, empatia, proatividade e capacidade de trabalhar em equipe são fundamentais. "Também é importante que o colaborador 50+ esteja disposto a compartilhar seu conhecimento e aprender com colegas de diferentes faixas etárias, e ser liderado por pessoas mais jovens também, contribuindo para um ambiente de trabalho colaborativo e enriquecedor", pontua.