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Varejo
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Por Redação
6 de agosto de 2025

GPA reduz prejuízo em 35% no segundo trimestre de 2025

A companhia apresentou um lucro bruto de 1,3 bilhão

O GPA anunciou os resultados do 2T25, após anunciar novas frentes em sua operação, com o lançamento de um novo modelo de loja premium para o Pão de Açúcar e mais uma marca própria para seu portfólio, a companhia atingiu um lucro bruto de R$ 1,3 bilhão, mantendo em patamar robusto a margem de 27,4%, consolidando uma trajetória de resultados consistentes trimestre a trimestre, com avanços relevantes na rentabilidade e eficiência operacional. No trimestre, o prejuízo líquido reduziu 35% seu prejuízo líquido consolidado do segundo trimestre para R$ 216 milhões.

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O EBITDA ajustado de R$ 420 milhões, crescimento de 6,1%, margem EBITDA Ajustado de 9%, essa curva de melhoria já se desenhava desde o 2T24, quando a margem havia crescido 2,1 pontos percentuais em relação ao 2T23, chegando a 8,8%.

“Mais uma vez entregamos um trimestre de consistência e disciplina, com avanço de margens, redução de perdas e maior controle de despesas, bem como um desempenho operacional de destaque. Esses indicadores reforçam que seguimos na direção certa para ampliar a geração de valor e consolidar nossa posição no varejo alimentar”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.

As vendas em mesmas lojas da companhia cresceram 5,1%, com destaque para o Pão de Açúcar, que cresce 6,5% no 2T25, demonstrando a força e a resiliência da bandeira premium. O Extra Mercado também manteve bom ritmo, com alta de 4,8%. No segmento premium, a companhia conquistou 1,1 ponto percentual de market share, enquanto no formato de proximidade, houve novo ganho de 0,8 ponto percentual.

“O modelo de lojas de proximidade, como o Minuto Pão de Açúcar, tem se mostrado altamente rentável, com grande aceitação dos clientes e aderência ao novo perfil de consumo nas cidades. Ele segue sendo relevante no nosso plano de crescimento”, completa Pimentel. Desde 2022, já foram inauguradas 213 lojas, sendo 177 no modelo de proximidade, consolidando a estratégia de expansão com foco em rentabilidade e presença urbana.

As marcas próprias também seguem em trajetória consistente, atingindo 25,3% de market share nacional, um diferencial competitivo relevante que reforça a proposta de valor da companhia e amplia a fidelização dos clientes. Já a participação nas vendas totais da companhia alcança 22,6%.

Outro canal que continua ganhando tração é o digital. As vendas online cresceram 16,4% no 2T25 e passaram a representar 13% do faturamento total. Com R$ 2,4 bilhões em vendas nos últimos 12 meses e foco em perecíveis, que já representam 35,7% das vendas no canal 1P.

“Nosso modelo de negócios tem se mostrado resiliente e adaptável, com entregas consistentes. Mesmo diante das oscilações do ambiente macroeconômico, mantivemos crescimento de vendas em todos os formatos, ganhos de eficiência operacional e margens sustentadas trimestre a trimestre. Essa estabilidade mostra que estamos prontos para continuar entregando resultados com disciplina, foco em execução e visão estratégica de longo prazo”, conclui o CEO.

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