Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
13 de junho de 2024

Marcas apostam em merchandising para ativar produtos juninos no varejo

Santa Helena e Combrasil apostam em experiências imersivas em ações que envolvem tradições das festas juninas do Brasil

Barracas, bandeirinhas e ações de merchandising já começaram a dar o tom do varejo supermercadista no mês de junho. O período de festas juninas faz com que as marcas da indústria varejistas invistam em ativações de seus produtos a partir de estratégias eficientes que geram a interação com o consumidor nas lojas. Marcas como Combrasil e Santa Helena apostam em ações de merchandising para diferenciar seus produtos no ponto de venda.

LEIA TAMBÉM
Combrasil prevê aumento de 20% em faturamento durante período de Festa Junina
Santa Helena anuncia novo diretor comercial e de marketing

De acordo com Paulo de Tarso, head de trade marketing & desenvolvimento comercial da Combrasil, entre as ações de merchandising mais eficientes para estes produtos, as tradicionais barracas têm forte apelo, mas há espaço para a criatividade. “Pensando na importância da imersão, a Combrasil este ano preparou uma surpresa aos varejistas para que eles possam encantar seus clientes com degustações, abordagens e blitz de receitas, que fortalecem este momento”, diz.

Tarso destaca que comprometimento e treinamento em todos os níveis são essenciais para o sucesso das ações de merchandising, junto à campanhas de incentivo e apoio das mídias sociais em todo este processo. “Há estudos sobre quais displays e materiais de ponto de venda são mais atrativos e eficazes dependendo da época, da cesta e do canal. Experiências imersivas são ferramentas poderosíssimas para criar conexão emocional com o público. A ambientação é crucial”, explica Tarso.

Experiência sensorial e ticket médio robusto

Para o gerente executivo de marketing da Santa Helena Indústria de Alimentos, Breno Carvalho, para criar experiências memoráveis para os clientes, planejamento e antecedência são fundamentais para eliminar gargalos e maximizar o potencial da sazonalidade. “Ao todo, são cerca de 3 meses de comemorações, ou seja, mais de 12 finais de semana por ano onde a atmosfera festiva é fundamental para atrair clientes”, ressalta o executivo.

Segundo Carvalho, oferecer degustações dos produtos típicos dessa época é uma maneira eficaz de atrair clientes e incentivá-los a degustar novos sabores. “Essa experiência sensorial pode despertar o interesse dos consumidores e aumentar as vendas. Aproveitamos a data sazonal para oferecer promoções em diferentes produtos, como os combos de itens juninos, além de brindes temáticos para incentivar o shopper”, sugere o gerente executivo de marketing da Santa Helena.

Breno entende que uma das formas de mitigar rupturas e deixar a experiência do shopper com o mínimo de atrito é planejar e executar o abastecimento dos estoques nas lojas, e acompanhar a reposição de estoque. “Essa fluidez se converterá em um ticket médio mais robusto e elevará a fidelização”, aponta. “Nossa empresa já se preparou junto aos fornecedores em quantidade e variedade, a partir de uma previsão de vendas apurada com bastante antecedência. Já colocamos o volume previsto e nosso time está preparado para incrementar os pedidos caso haja necessidade”, emenda o head de trade marketing & desenvolvimento comercial da Combrasil, Paulo de Tarso.

Deixe seu comentário