Por Redação
5 de janeiro de 2024O crescimento exponencial das redes de varejo
Lucien Newton comenta sobre a expansão de modelo de mercados de proximidade e a busca do consumidor por praticidade
Artigo produzido por Lucien Newton, especialista em franquias.
Impulsionado pela conveniência e demanda dos consumidores por acesso rápido a produtos e serviços. A expansão das redes de minimercados, se tornou um fenômeno que evidencia a busca por praticidade no cotidiano. As empresas atentas a esse movimento, expandem suas operações e criam uma relação com o consumidor, promovendo uma experiência de compra facilitada e alinhada com as expectativas. A busca pela comodidade é cada vez mais necessária. O trânsito, a dificuldade de transporte e todo o tempo que perdemos em grandes deslocamentos para ir a várias lojas para encontrar o que precisamos e com preço justo, foi o empurrão para a chegada desse modelo de rede.
Esse exemplo de negócio está sendo difundido por se tratar de uma opção conveniente, simples e muito mais ágil de compra. Focado em um relacionamento de maior proximidade com o cliente e em um mix adequado de produtos para atender o público local, oferecendo sobretudo, comodidade. A experiência deve ser excelente, onde o cliente encontra tudo o que procura, a preço justo, de forma rápida e favorável.
Apesar do crescimento exponencial dessas redes, a política da boa vizinha prevalece, e com isso os desafios envolvem uma adequação do sortimento, sendo necessário manter uma boa operação com rápida reposição na prateleira, sem ruptura (falta de produtos) e preços e proporções adequados. A competitividade é um outro ponto que irá aumentar, e os players que conseguirem dominar esses fatores poderão se destacar. Os pequenos varejos precisam desenvolver calendários promocionais diários, como dia da padaria, dia da carne, etc. Usando sempre a cesta de perecíveis para atrair fluxo para as lojas todos os dias, sem abrir mão dos calendários oficiais de promoções com as datas festivas e os tradicionais finais de semana.
A tendência futura desse modelo de negócio com certeza é o franchising, somado ao ganho de tecnologias aplicadas, automatização e robotização dos negócios. Vale lembrar, que em muitos deles, o ganho de escala é fundamental e a estratégia do franchising é um grande aliado. Seja pelo ganho de escala, ou pelo ganho de eficiência na operação, com um franqueado “barriga no balcão” na ponta”.
Acredito que para este formato ou modelo de loja, mais importante do que promover ações promocionais que têm um custo adicional e que todos fazem, seria criar mecanismos de interação com o cliente para oferecer o que ele realmente procura reforçando os laços comunitários com a praticidade