Por Redação
28 de maio de 2024Padaria nos supermercados fideliza vizinhança e amplia mix de produtos das redes
Assaí Atacadista já conta com 69 padarias desde 2022 e especialista aponta desafios para empresas do varejo
Os supermercados estão sempre buscando novas formas de tornar as compras do seu cliente mais completas, oferecendo produtos que nem sempre fazem parte da sua lista. Neste cenário, a categoria de padaria passa a fazer parte da operação de redes varejistas ampliando e diversificando o mix de produtos, além de gerar compras recorrentes.
Em 2022 a rede Assaí Atacadista iniciou o serviço de padaria e, hoje, a categoria está presente em 69 lojas, com plano de expansão para este ano. Para o diretor de operações de novos negócios do Assaí Atacadista, José Adelson dos Santos, a categoria de padaria desempenha um papel essencial na oferta de conveniência e variedade de serviços, complementando a experiência de compra com uma experiência agradável.
O executivo acredita que o serviço de padaria nas lojas da rede incentiva o consumidor a visitar a loja diariamente, promovendo a fidelidade com a marca. “Para criar um mix de produtos que atenda às variações de consumos que existem em cada estado onde atuamos, mantemos relações comerciais muito próximas dos fornecedores de cada região. É importante que tenhamos essa proximidade, pois o interesse de compra muda de acordo com cada cidade”, diz José Adelson dos Santos.
Desafios e foco na vizinhança
De acordo com o professor da FIA Business School, José Carlos de Souza Filho, os desafios que a categoria de padaria traz para a operação incluem investimento em equipamentos, profissionais especializados, treinamento e gestão de estoque. “São produtos perecíveis e com curto prazo de validade. É preciso evitar desperdícios, manter a qualidade e a segurança alimentar, além de saber competir com lojas especializadas e cada vez mais sofisticadas”, ressalta.
José Carlos explica que a categoria de padaria tem apelo maior em redes varejistas focadas em vizinhança por duas razões principais: conveniência e proximidade. “São lojas que procuram atender clientes locais que privilegiam a conveniência e o acesso mais fácil aos produtos. Ao mesmo tempo, a padaria acaba sendo uma forma de aproximar mais a rede da comunidade, conhecer melhor o público para, então, criar diferenciação e customização de alguns itens”, ensina o professor da FIA Business School.
Para o diretor de operações de novos negócios do Assaí Atacadista, os produtos de padaria são especialmente importantes para os consumidores da vizinhança porque a loja é considerada um ponto de referência. “Com a padaria trazemos opções de produtos que a maior parte da população consome todos os dias, seja pela manhã ou em outros momentos e horários. Ao incluir esse serviço nas lojas Assaí, o cliente tem a opção de comprar desde itens FLV (fruta, legumes e verduras), até o corte de frios fatiados e o pão quentinho do café da manhã”, completa José Adelson dos Santos.