
Por Redação
27 de junho de 2025Ponto de venda promove “festival de inverno” e prevê crescimento nas vendas de sopas nos próximos meses
De acordo com indústria do setor, consumo da categoria aumenta em 30% no período mais frio do ano
Com a chegada do inverno, o mercado de sopas “aquece” e impulsiona estratégias de venda no varejo alimentar, através de ações de trade, degustações e comunicação visual. Apostando nesse cenário, indústria e supermercados intensificam a oferta de marcas e sabores variados, além de receitas práticas, funcionais e reconfortantes.
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Com foco na produção de sopas desidratadas saudáveis, a HolyFoods lança novidades para o período, como a “Sopa dos Sonhos”, que combina proteína e melatonina para promover saciedade e um sono reparador. Para Eliane Calil, proprietária da empresa, expor a marca nas seções de alimentos saudáveis e também na mercearia pode ajudar a aumentar a visibilidade do produto. Materiais de comunicação e degustações em loja também são boas estratégias a serem adotadas, conjunto de ações que podem movimentar as vendas.
A HolyFoods trabalha para “reinventar a relação do brasileiro com alimentos semiprontos e de preparo rápido ao introduzir no mercado novas categorias saudáveis e funcionais entre os produtos desidratados. Um de seus lançamentos mais recentes foi a “Sopa dos Sonhos”, que combina a proteína de alto valor biológico com a melatonina. “Nosso propósito foi desenvolver um alimento equilibrado e saboroso que fosse um aliado para quem busca desacelerar o corpo e a mente após dias intensos, ou para quem tem dificuldade de dormir normalmente. Hoje existem diversas formas de se consumidor melatonina e nós desenvolvemos em forma de sopa, que é a nossa maior expertise, explica Eliane.
Neste ano, a marca lançou ainda o Holy pelo mundo, trazendo sabores de sopas inspirados em temperos de vários países. Além de implementar um mix de vitaminas nas sopas. Segundo a executiva, a chegada do inverno aumenta em 30% as vendas da categoria, e com a chegada das temperaturas mais baixas, cresce naturalmente a procura por pratos quentes e produtos mais encorpados.
Oferta “quentinha”
Nas lojas da Coop, a tendência é confirmada e a expectativa é que alguns itens sazonais, entre eles, as sopas, tenham crescimento nas vendas entre 10 e 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para atender essa mudança de comportamento de compra, além de comercializar marcas variadas na área de mercearia, até o início de Agosto, a rede disponibilizará em algumas unidades do ABC (SP) e do Interior (SP) uma seleção especial de caldos e sopas com sabores preparados com ingredientes frescos e toque artesanal no setor de rotisseria.
Entre as opções disponíveis estão caldo verde, creme de queijo, canja, creme de batata e alho poró, caldo de feijão, creme de palmito, sopa de abóbora com carne seca e mandioquinha com provolone, com acompanhamento de pão francês fatiado ou torradas e queijo parmesão. “A finalidade desta iniciativa é aliar qualidade, nutrição e conveniência para os nossos cooperados e clientes. As sopas têm grande aceitação no inverno e são um carinho à mesa de quem busca refeições quentinhas e acessíveis”, destaca Daniela Marchiolli, responsável pela Central de Panificação e Food Service.