Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
Varejo 18 de junho de 2024

Retail media: OXXO chega à marca de 10 lojas emblemáticas em seis meses

Datas sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, além de lançamentos e promoção de produtos foram os temas mais utilizados nas decorações

No início de dezembro de 2023, a rede OXXO de mercados de proximidade apostou em uma ação inédita ao lançar o conceito de “loja emblemática”, utilizando como pano de fundo uma das principais datas do setor, o Natal. A ação traz o “retail media” para a fachada das lojas e, desde então, foram lançadas dez lojas emblemáticas em apenas seis meses.

LEIA TAMBÉM

"O OXXO possui uma conexão muito grande com seu público e nossa ideia era levar ainda mais a proximidade para os nossos consumidores. Por meio das parcerias com as indústrias inovamos e fizemos o lançamento desses projetos, que foram grandes sucessos surpreendendo o mercado e nossos clientes”, explica Camila Assis, head de Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós.

O projeto das lojas emblemáticas consiste no envelopamento de lojas OXXO a partir dos conceitos, cores e elementos de cada marca parceira. Datas sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, lançamentos e promoção de produtos já foram temas de decorações de lojas, que, em média, têm a duração de dois meses.

Além disso, o projeto consiste em uma estratégia de incremento de receita por meio da ação cooperada. Todas as lojas que receberam o projeto de Lojas Emblemáticas tiveram crescimento na venda dos itens da indústria parceira na média de 2 dígitos, aumento no ticket médio do produto na loja implementada e incremento de fluxo na loja na média de 2 itens.

“Entendemos que parcerias com a indústria fazem parte da atuação de OXXO no país e a jornada do consumidor no ponto físico é crucial para isso. Gosto de reforçar que é no ponto de venda que as relações e conexões acontecem. Por isso, acreditamos que esse conceito e parceria com as indústrias fazem parte do retail media com foco o físico que permite a aproximação com os nossos consumidores, levando ainda mais impacto, inovação e experimentação para as nossas lojas”, acrescenta Camila.

Lojas emblemáticas

No México, país originário da rede OXXO, a prática já é bastante comum e faz muito sucesso entre os consumidores. São conhecidas como ‘tiendas insignias’ (daí o nome ‘loja emblemática’, em português). Já foram realizados mais de 100 projetos de lojas, por todo o país, em parceria com diversas marcas.

Deixe seu comentário