Por Redação
29 de novembro de 2024Supermercados apostam em áreas e produtos gourmet para impulsionar vendas e melhorar experiência do cliente
Espaços e itens premium são trunfos para atrair consumidores exigentes e elevar margens com produtos diferenciados e espaços exclusivos
Nos últimos anos, os consumidores têm mostrado cada vez mais interesse por itens de alta qualidade, assim como experiências personalizadas nos supermercados brasileiros. Uma pesquisa recente da Kantar aponta que 58% dos brasileiros preferem fazer compras em locais que oferecem produtos diferenciados, como itens gourmet e essa tendência reflete diretamente no varejo, onde supermercados têm investido em áreas exclusivas e produtos premium para atender à demanda e impulsionar suas vendas.
Na Coop, rede de supermercados focada em inovação, áreas como cafeterias, rotisseries e seções especializadas têm gerado resultados notáveis. “A área de Cafeteria e Rotisserie, quando trabalhada de forma dedicada, chega a representar 7 pontos percentuais a mais na participação de vendas”, afirma Alessandro Fernandes, gerente de inteligência de mercado da rede. De acordo com o executivo, esses espaços são estrategicamente planejados para criar uma experiência diferenciada, com destaque para a comunicação visual, o atendimento qualificado e um sortimento selecionado de produtos.
A aposta das redes varejistas em itens gourmet no seu mix de produtos vai além de uma simples estratégia comercial e, segundo Artur Mota, coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM, trata-se de reforçar a imagem do supermercado como um destino de qualidade. “Os produtos premium não apenas atraem consumidores, mas também aumentam a fidelidade à marca. Por terem distribuição mais restrita e alta qualidade, esses itens reforçam a percepção positiva do estabelecimento e aumentam a rentabilidade, já que há menor comparação de preços entre concorrentes”, explica.
Posicionamento e apelo emocional
De acordo com Fernandes, o planejamento da rede Coop para garantir a qualidade dos produtos começa com a escolha criteriosa dos fornecedores. “O processo envolve um mapeamento detalhado do mercado e visitas frequentes às fontes de produção. Buscamos tendências, inovação e, principalmente, o posicionamento certo para os produtos que queremos oferecer. Isso garante uma experiência autêntica e diferenciada aos nossos clientes”, destaca.
Para o coordenador do MBA da ESPM, os consumidores também valorizam produtos locais, que também têm ganhado espaço em várias redes de supermercados por suas características, como autenticidade e apelo emocional. “Esses itens, além de reduzirem o impacto ambiental devido à logística curta, conectam-se ao cliente de forma mais pessoal. A combinação de produtos gourmet e locais cria uma experiência de compra mais prazerosa e personalizada”, ensina Artur Mota.
Alessandro Fernandes, destaca a importância de profissionais capacitados para conduzir as iniciativas dos varejistas por itens e áreas gourmet. “Treinamos nossas equipes para garantir que cada visita ao supermercado seja única, com um atendimento alinhado à qualidade dos nossos produtos”, finaliza o gerente de inteligência de mercado da rede Coop.