Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
6 de junho de 2025

Tradição oriental

Com 13 lojas em operação na capital (SP), Ayumi Supermercados pretende abrir mais 3 unidades nos próximos 2 anos

A história do Ayumi Supermercados começa do outro lado do mundo, onde nasceram os irmãos Nobuo (também conhecido como João); Mihoko (também chamada de Tereza) e o Nozomu. Em 1957, a família Ayumi saiu do Japão e desembarcou no porto de Santos para tentar uma vida melhor no Brasil. Primeiro, trabalharam em lavouras e feiras. Depois, em 1980, o trio de imigrantes abriu a Mercearia Mônica, em Parelheiros, zona sul de São Paulo. “Essa mercearia se transformou na primeira loja da rede, e permanece até hoje como símbolo da nossa origem”, diz Gabriel Shimoshio, sócio-diretor do Ayumi Supermercados. “Atualmente, a segunda geração da família está à frente do negócio. Eu, Rafael e Luiz seguimos conduzindo a empresa com os mesmos valores de dedicação e proximidade com o cliente”, conta o executivo.

LEIA TAMBÉM

A rede conta hoje com cerca de 1.800 colaboradores. distribuídos nas 13 lojas, e estabelecimentos com tamanhos que variam de 850 m2 a 2.500 m2 de área de vendas e atendimento 24 horas. A mais nova loja foi inaugurada em maio, no Jardim São Luís, também zona sul da capital, e traz como destaque os serviços de temakeria e choperia. “Estamos em ritmo constante de crescimento. Para os próximos 2 anos, temos a previsão de abrir mais 3 unidades. O crescimento é sempre pensado com responsabilidade e baseado em oportunidades reais”, explica Shimoshio.

Um grande desafio do Ayumi Supermercados é a escassez de áreas adequadas para abrir novas unidades na região onde a companhia quer seguir atuando. Outro obstáculo é a retenção de pessoas e, para superar esse desafio, a empresa promoveu mudanças na área de Recursos Humanos ou DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional). “Investimos fortemente na formação e qualificação dos nossos colaboradores, oferecendo oportunidades reais de crescimento dentro da empresa”, explica.

O desenvolvimento interno é um dos pilares estratégicos do Ayumi. A empresa tem uma área de DHO estruturada que oferece qualificação técnica e programas de formação de liderança para todos os níveis, seguindo uma trilha de carreira, além oferecer mentoria com líderes mais experientes e avaliação contínua. Também existem diversos programas internos de comunicação para fortalecimento e disseminação da cultura do Ayumi. “Em um cenário onde a mão de obra para o setor é cada vez mais escassa, a rede já percebe retorno deste investimento e hoje pouco mais de 90% dos cargos de liderança são ocupados por colaboradores que se desenvolveram internamente”, ressalta Wilton Correia, gerente de Recursos Humanos.

Para se destacar entre os bandeiras e formatos concorrentes de varejo nas regiões nas quais as lojas estão instaladas, a companhia aposta como diferencial a forma como se relaciona com clientes e colaboradores. “Buscamos entender suas necessidades dentro e fora do ambiente de compras, criando uma experiência completa. Estamos presentes na comunidade, fazemos parte do dia a dia das pessoas e valorizamos isso. Além disso, oferecemos lojas abertas 24 horas, com estruturas modernas, ampla variedade de produtos, qualidade e preços justos”, fala Shimoshio.

Deixe seu comentário