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Varejo
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Por Redação
2 de dezembro de 2024

Vendas no varejo durante a Black Friday cresceram 16,1%

Setor de supermercados apresentaram a maior alta, com 26,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior

As vendas no Varejo na Black Friday 2024 cresceram 16,1% em comparação com o período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.

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O segmento que mais se destacou foi supermercados e hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: drogarias e farmácias (21,7%), vestuário (18,2%) e alimentação (17,0%). O faturamento de móveis, eletro e departamentos, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.

“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday", afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.

A região Sul registrou a maior alta da Black Friday em relação a 2023, com salto de 19,5%. Na sequência estão: Norte (18,6%), Sudeste (18,2%), Centro-Oeste (15,0%) e Nordeste (13,2%).

A unidade federativa com o maior crescimento foi São Paulo, com alta de 20,8%. Também se destacaram o Rio Grande do Sul (20,6%), Paraná (19,2%), Santa Catarina (18,5%), Rio de Janeiro (16,7%) e Pará (16,4%).

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