Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Redação
15 de maio de 2025

“Execução Eficiente” explora controle de estoque e tecnologias de automação

As falhas no controle de estoques afetam custos e a satisfação do cliente

Fátima Merlin, co-idealizadora e fundadora do Grupo Mulheres do Varejo Retail Thinker, da Varejo180, moderou este auditório temático, que começou os debates com a palestra apresentada por Luis Ricardo Pedro, sócio proprietário da Black River Consultoria em Logística.

LEIA TAMBÉM



O executivo argumentou sobre como as falhas no controle de estoques afetam custos e a satisfação do cliente, e sobre como a automação pode reduzir erros e agilizar processos, contribuindo para uma operação mais ágil no novo varejo.


Na sequência, Fátima, antes moderadora, também assumiu o palco como palestrante e conduziu a discussão sobre como as tecnologias de automação estão revolucionando o varejo, otimizando a gestão de estoques, aprimorando o sortimento e elevando a 
experiência do cliente.

“Você sabia que os maiores ganhos no varejo hoje não estão em grandes revoluções, mas nos detalhes da execução, como por exemplo, no uso inteligente de dados para decisões mais efetivas”, questionou. Para responder essa e outras questões, Fátima falou sobre os desafios e oportunidades no last mile (etapa decisiva para garantir qualidade do serviço e satisfação do cliente) e sobre práticas sustentáveis para a operação na loja. “Afinal, a diferença entre liderar, crescer e apenas sobreviver está em como — e com que consistência — entregamos o básico bem-feito”, finalizou Merlin.

Receba as notícias da SuperVarejo no Whatsapp

Para finalizar a manhã de trabalhos, o tema “Ferramentas Preditivas Aplicadas à Operação” trouxe para o debate alguns gestores e especialistas para debater a respeito de como ferramentas de inteligência artificial e big data podem apoiar a operação de loja, indicando como dados e inteligência computacional podem ampliar a eficiência operacional e garantir vantagem competitiva.

“Novas tecnologias de inteligência artificial e análise preditiva já estão revolucionando as operações do varejo, então é necessário antecipar tendências, otimizar recursos e, principalmente, transformar dados operacionais em ações práticas, aumentando a eficiência e a lucratividade”, explicou Cláudio Júnior, fundador e CEO da Riverdata, e moderador do painel.

Deixe seu comentário