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Artigo
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Por Kátia Bello
29 de novembro de 2024

Do que seus clientes sentiriam saudade?

Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo

Vamos pensar num exemplo hipotético no qual o seu supermercado parasse de atender por uma semana. Qual reação você imagina que seus clientes teriam? Será que eles diriam algo do tipo: vou sentir saudade do pão quentinho de todas as manhãs que eu comprava lá... Ou será que eles diriam: agora não sei onde vou comprar carne, porque era a melhor do bairro!

Talvez os clientes possam sentir falta de alguma ação especifica que você faça, como por exemplo: ginástica no estacionamento para a melhor idade, ou até da academia que o seu cliente faz, no mall de lojas que integram o supermercado.

Quando vamos fazer uma reforma em um supermercado sempre procuramos entender qual a conexão dos clientes com a marca, e quais os diferenciais que a operação de fato entrega! Este aprofundamento de briefing é feito, para que a arquitetura da loja possa potencializar todas as conquistas que o supermercado já teve até o momento.

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Parece óbvio isto que eu estou falando, mas já vi inúmeras vezes em discussões de projetos à serem implantados, estarem na pauta apenas aspectos técnicos de implantação, sem o devido cuidado em realmente entender os diferenciais daquele supermercado especifico, e o que realmente a reforma vai agregar para os clientes.

Outro input que gostaria de trazer, é o raciocínio de que se o supermercado são várias unidades de negócio dentro de uma só (o supermercado é uma padaria, um açougue, um hortifrúti, etc), por que a arquitetura de loja necessariamente tem que ter uma solução de projeto única para todas estas áreas?

É muito comum vermos supermercados onde o padrão de mobiliário e toda a solução de arquitetura é exatamente igual em todos os setores da loja, mudando apenas o texto das placas de comunicação visual. Mas será que esta seria a melhor solução do ponto de vista de rentabilidade para o supermercado, que os clientes dizem que vende a melhor carne do bairro? Será que trabalhar um design especifico para esta área não ajudaria a ressaltar todos os diferenciais que a operação já entrega, ao invés de dar a mesma aparência que outros setores da loja?

Imagina quanto vale nos dias de hoje o cliente sentir saudade de ir na sua loja para comprar o pão quentinho de todas as manhãs. Olha o potencial que uma arquitetura na padaria que ressalte este aspecto de aconchego, de quentinho, de gostoso traz para potencializar este setor!

As lojas físicas não são meros espaços para acondicionar produtos, isso qualquer dark store pode fazer, dando suporte para as comodidades e a rapidez que o online pode entregar. As lojas físicas são feitas para gerar percepções, sentimentos, vivências e experiências relevantes, enfim, são pontos de contato essenciais para construir marcas fortes!

Pense nisto! @katiabelloopus

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Comentários(1)
Wagner Franklin Mota Guedes
01 de dezembro de 2024 às 00:57

sim com certeza eu acho que devemos mudar cada dia

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