Por Kátia Bello
16 de dezembro de 2024O que deixar para trás no ano velho
Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo
É comum nesta época começarmos a fazer um balanço de como foi o ano que está acabando. As retrospectivas começam a chegar, sejam elas na nossa mente, no aplicativo que nos mostra qual foi a música mais ouvida deste ano, ou até nas imagens que marcaram o ano, e foram amplamente divulgadas.
O fato é que ano sai, ano entra, e vejo situações quando visito lojas Brasil afora, que não contribuem para a percepção de marca das lojas. Apesar de muitas vezes terem uma ótima estrutura física, alguns detalhes, mesmo que simples de resolver, acabam passando despercebidos. Nos supermercados, especificamente, com a correria que a operação exige e a crescente escassez de mão de obra, abrir as portas todas as manhãs com o quadro de funcionários completo já é um grande desafio, mas essa atenção aos detalhes pode recompensar!
Se pudermos deixar para trás estas situações:
- Muitas lâmpadas queimadas na área de vendas, diminuindo consideravelmente o nível de iluminância, e dando aquele ar de tristeza na loja;
- Quantidade de cartazes promocionais, distribuídos de maneira exagerada, criando poluição visual;
- Material de merchandising que não conversa com o conceito da loja;
- Falta de manutenção nos revestimentos de paredes, piso e forro, principalmente em áreas onde o cliente fica mais tempo parado, como áreas de atendimento de açougue, padaria, frios, etc.;
- Som ambiente alto demais, causando desconforto;
- Cabo dos carrinhos de compra danificados ou com imperfeições, que possam ferir a pele;
- Ações de degustação sem a infraestrutura devida, que não garantem a qualidade da experiência;
- Aromatização de ambiente com fragrância muito forte, incomodando principalmente funcionários, que permanecem por muito tempo no ambiente;
Poderíamos listar vários itens de simples execução, mas que no dia a dia da loja acabam passando despercebidos, ou não são contemplados por um calendário de manutenção. O fato é, que além do empenho de construir o ambiente estrategicamente pensado para o cliente se sentir bem, com a arquitetura e o design, também é necessário que a rotina de manutenção da loja mantenha checklists que garantam padrões de execução.
O que queremos deixar para trás em 2024, é o que causa desconforto aos clientes enquanto eles estão nas lojas, ou não contribui para que seja uma experiência incrível!! Se você voltar e reler a lista acima vai perceber que conforto tem a ver com o corpo humano e com os 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Partindo desta observação, você pode percorrer a sua loja e criar a sua própria lista do que você quer deixar para trás!!
Pense nisto!! Até 2025!! @katiabelloopus