Por Kátia Bello
3 de fevereiro de 2026Como estão as vendas adicionais de volta às aulas no seu supermercado?
Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo
O início do ano é um momento que estamos propensos às grandes promessas para nós mesmos, muito impulsionados pelo balanço interno do ano anterior. A ida à academia que não aconteceu na devida frequência, os hábitos saudáveis que nem sempre foram mantidos e todos os itens da contabilidade pessoal da nossa consciência que vem à tona neste período. Além das promessas que fizemos a nós mesmos, podemos conversar sobre as promessas que fizemos aos clientes que frequentam as nossas lojas físicas. Será que tudo que a mídia prometeu a loja entregou? Será que buscamos a maioria das vendas adicionais que poderíamos ter feito? Que reflexões podemos fazer agora para ter um ano ainda melhor que o ano passado?
LEIA TAMBÉM
Para além dos SKUs: o poder da experiência nos layouts de loja
Sinalização digital ou anúncios digitais nas telas dos supermercados?
É um momento oportuno de observação, tanto para as empresas que fizeram o planejamento no ano passado e já começaram a implementá-lo, ou para as empresas que ainda não se organizaram, aproveitarem o início do ano e canalizarem as energias para estabelecerem hábitos de melhoria continua nas lojas. Da mesma maneira que não ganhamos músculos indo de vez em quando na academia, não teremos uma loja que entrega diferenciais relevantes aos clientes sem a frequência necessária nas ações.
Vou dar uma dica muito simples de um hábito que pode ser implementado e que dá muito resultado. Que tal você incluir na sua agenda um compromisso de fazer visitas curtas na sua loja todos os dias em horários alternados, vestindo a sua persona de cliente, com uma tarefa em mente relacionada ao cotidiano das pessoas, como por exemplo comprar itens para a lancheira das crianças que estão voltando às aulas agora? Caminhando pela loja e tentando completar a tarefa, você vai perceber na prática o quanto os produtos estão agrupados convenientemente ou não, se o mix da loja completa a cesta de compra desejada e mais do que isso, você vai viver na prática o que seu cliente vive na loja.
Em cada dia, você pode se concentrar em apenas uma melhoria que você fará pessoalmente ou que delegará para sua equipe. Percebendo melhorias que podem ser feitas diariamente e as transformando em processo contínuo, ao final de um ano você terá implementado 365 melhorias na sua loja!!
Desta forma, além da quantidade de melhorias anuais, você também perceberá nuances que passam desapercebidas quando se olha somente as grandes metas anuais da rede, como faturamento, margem, share de mercado, etc. A busca de faturamentos incrementais, como o exemplo que citei da volta às aulas, é de suma importância. O período de retorno à escola é um momento relevante para famílias com filhos em idade escolar. O supermercado que estrutura a loja, o sortimento e a comunicação de forma estratégica, facilita a jornada dos pais e estimula o interesse e o desejo das crianças no ponto de venda. Há outros tantos momentos relevantes que acontecem para os clientes ao longo de um ano, é necessário apenas ter um olhar atento às oportunidades!
Os detalhes não aparecem evidenciados nos grandes números das metas das empresas, mas é a soma deles que vai construir diferenciais consistentes e contribuir para o atingimento ou mesmo superação das metas!!
Pense nisso! @katiabelloopus
