
Por Kátia Bello
26 de fevereiro de 2025Quais as reais forças da sua marca?
Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo
Você já parou para pensar o quanto a maneira como tomamos decisões em nossas vidas pessoais, ou em nossas empresas, são moldadas pelo que vivemos no passado, nossas crenças e hábitos? Uma sucessão de atitudes repetitivas que nem sempre nos damos conta, e simplesmente vamos agindo. Será que, por exemplo, o sistema de ensino da escola que você frequentou na infância pode ter alguma influência nas decisões estratégicas que você toma em seu supermercado hoje?
Eu viajo bastante para visitar supermercados nas mais diferentes cidades. Conheço muitas lojas notas 9 e 10, mas conheço incontáveis lojas na média, ou seja, lojas nota 5. Estar na média na época da escola servia para passar de ano, mas ser uma loja “na média” tem bem mais impacto. Manter os custos de uma loja física só para ser “na média”, é deixar de ganhar muito dinheiro e principalmente perder a chance de utilizar a loja física para construir uma marca forte!
Melhorar a nota pressupõe fazer mais do que operar bem (preço, mix, margem, localização, ausência de ruptura, etc.). Muitas vezes para equilibrar os KPIs da operação e “passar de ano” (o que já não é tarefa fácil), as lojas acabam se tornando nota 5, simplesmente porque não equilibram bem os esforços para evoluir o que não operam bem, e assim não vão à máxima potência em seus talentos. É como aquele aluno que é muito bom em cálculo, mas é péssimo em história. O tempo que ele vai gastar para se tornar razoável em história, poderia levá-lo à genialidade se treinasse mais o seu talento nato: a matemática.
O mesmo raciocínio se aplica às marcas, tanto de supermercados como outras. Quanto tempo, recursos e investimentos estamos dedicando às reais forças de nossas marcas? No que de fato o seu negócio é muito bom?
Escutar o que os clientes tem a dizer ajudará bastante na identificação dos seus talentos operacionais e diferenciais de marca percebidos. Frases do tipo: venho sempre neste supermercado para comprar o almoço, meus filhos adoram, ou a carne daqui é a melhor do bairro, ou outras menções espontâneas que podemos coletar facilmente, inclusive das redes sociais.
Estas análises nos guiam no início do desenvolvimento de um projeto estratégico de loja física, porque a elaboração de perguntas-chave nos levam a entender quais setores ou categorias serão elevados à máxima potência, traduzindo em design de loja as reais forças da marca!
Você já sabe quais são as suas reais forças? Pense nisto!! @katiabelloopus