
Por Redação
11 de setembro de 2025Panetone ganha novos momentos de consumo e cresce 29,6% em valor
Produto, consumido por 72% dos brasileiros além do Natal, movimentou R$ 1,24 bilhão e alcançou 62,9% dos lares entre novembro de 2024 e janeiro de 2025
O panetone deixou de ser apenas um símbolo do Natal para se consolidar como um alimento versátil, que conquistou espaço em ocasiões de consumo. Um levantamento da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), mostra que 72% do produto é consumido nos cafés da manhã, especialmente entre adultos das gerações Z, Millennials e X.
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O hábito de dividir o panetone também se mantém forte: 88% do ganho de novas ocasiões de consumo, no último ciclo, foi em família ou entre amigos. Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o panetone movimentou R$ 1,24 bilhão, registrando crescimento de 29,6% em valor e 7,3% em volume, com 49,7 mil toneladas vendidas. A penetração da categoria atingiu 62,9% dos lares brasileiros, 1,6% acima do ciclo anterior.
“Dezembro ainda concentra a maior parte do consumo, mas percebemos uma desconcentração crescente. O panetone vem ganhando força no pré-Natal e permanece até março na mesa dos brasileiros. Essa expansão é resultado da reinvenção das marcas, da inovação e da democratização do acesso, com maior presença nas classes C e D”, explica Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.
Preferências do consumidor
O estudo aponta que os panetones recheados lideram em crescimento de valor, com alta de 41,3%. Já os tradicionais com frutas cristalizadas cresceram 28,7% em valor (R$527 milhões) e 7,3% em volume (22 mil toneladas). Os com gotas de chocolate também mantêm força, com aumento de 27% em valor (R$542 milhões) e 6% em volume (21,5 mil toneladas).
“O mercado de panetones está cada vez mais presente nos lares brasileiros e ganha relevância de consumo em todas as gerações e classes sociais. Com um sortimento diverso e inovador desde embalagens e sabores. Panetones vem conquistando novos lares consumidores e 164 milhões de ocasiões de consumo por semana no último ano” explica David Fiss, diretor Comercial de Novos Negócios da Worldpanel by Numerator.
Os dados foram apresentados pela Abimapi durante o 4º Salão do Panetone, realizado nesta quinta-feira (11), em São Paulo. “Nosso setor está preparado para fortalecer ainda mais o panetone no Brasil e expandir sua presença no mundo. O Salão do Panetone é uma vitrine de inovação e um espaço de conexão entre marcas, consumidores e mercado”, conclui Zanão.
Lançamentos
A Bauducco traz um portfólio renovado, misturando clássicos e lançamentos que prometem conquistar o paladar do brasileiro. Entre as maiores apostas, estão as novidades na categoria de recheados: o Bauducco Chocottone Pistache e o Bauducco Chocottone Fini Dentaduras Sabor Morango e Framboesa. Outra receita que também faz parte dessa nova edição da collab é o Mini Bauducco Chocottone Fini Beijos Sabor Morango e Nata, que acompanha o sachê de cobertura sabor morango e nata e balas Fini Beijos para decorar. Outra novidade é o Bauducco Panettone e Bauducco Chocottone com a gramatura generosa de 908g, em embalagens especiais que agora estão com novo acabamento. Já para o consumo individual (on the go), as opções são os Mini Bauducco Chocottone e Mini Bauducco Panettone, além do Mini Bauducco Chocottone M&M’s.
A Arcor apresentou seu principal lançamento do ano: o panettone sabor beijinho, e o panettone Tortuguita com o dobro de recheio no sabor chocolate.
A Festtone apresenta todos os lançamentos da linha Premium atendendo às novas preferências dos consumidores. São eles: Premium Chocolate e Laranja, um panettone com gotas sabor chocolate ao leite e laranja cristalizada. Premium Frutas e Damasco, com um toque frutado e levemente ácido que complementam a massa tradicional; premium Chocolate 70% Cacau com gotas de chocolate de sabor intenso e sofisticado, para os amantes de chocolate; e Premium Chocolate Belga.
O Grupo Marilan/Casa Suíça lançao o Panettone La Veneziana, com frutas nobres, crosta de castanhas e amêndoas. A marca lança ainda o panettone Pistache 500g, o panettone Vegano; e o Mini Snoopy, com proposta afetiva e colecionável.
Já a Panco, apresenta o panettone Brownie com Doce de Leite e Castanha-do-Pará (550g), o primeiro com massa de chocolate, recheio de doce de leite e o toque crocante da castanha-do-pará. A linha de panettones Panco também ganha novos tamanhos nos panettones frutas e gotas de chocolate, de 750 gramas.
A Santa Edwiges ampliou seu portfólio de panettones com o lançamento de panettone de Nozes com recheio de Doce de Leite, outra novidade é o panettone com Pelúcia Recheado de Avelã com Gotas de Chocolate (1,1kg). A embalagem decorativa exclusiva é acompanhada por pelúcias colecionáveis, são sete modelos diferentes para agradar a todos os consumidores.
A linha S'OUi traz um portfólio de produtos Natalinos inspirados na gastronomia francesa, como panettones especiais, biscoitos amanteigados e kit presenteável, repleto de personalidade e sabores marcantes. O grande destaque desta temporada é o lançamento Panettone (500g) Cranberry com recheio de chocolate. A marca também traz para o mercado o Panettone Limão Siciliano com gotas de Chocolate (908g), e o Panettone Duo Chocolate (400g).