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Economia
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Por Redação
19 de março de 2024

Produtos saudáveis cresceram 11% no faturamento em 2023

Os itens regulares, que fazem parte na cesta do consumidor, avançaram 6,2% em relação a 2022

A Scanntech realizou uma análise sobre o desempenho dos produtos ligados à saudabilidade frente aos produtos regulares em 2023 vs. 2022. O resultado aponta que no mercado varejista de alimentos produtos com baixo sódio, desnatado, diet, integral, light, orgânico, prebiótico, probiótico, proteico, sem açúcar, sem glúten, sem sódio, vegano e vegetariano, seguem crescendo. Estes produtos, que representaram 11% do faturamento total no setor varejista alimentar no ano passado, cresceram 9,5% enquanto os produtos regulares, com participação de 88,9% em 2023 na cesta do consumidor, avançaram apenas 6,2% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

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Dentro da cesta de produtos com atributos de saudabilidade, os produtos diet, light e integral se destacaram, representando 48,6% da cesta de produtos saudáveis. Por outro lado, a variedade composta por produtos com baixo sódio, desnatado, orgânico, prebiótico, probiótico, proteico, sem açúcar, sem glúten, sem sódio, vegano e vegetariano, abocanharam uma ligeira maioria com 51,4% das vendas por estarem presentes em maior diversidade.

Para Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, um ponto de destaque é que os produtos light apresentaram o maior crescimento em 2023 frente a 2022, com um aumento de 15,9% nas vendas, seguidos dos diets com um crescimento de 12,5%, e os produtos integrais, um aumento mais modesto de 1,9%. Na comparação entre essas subcategorias, em 2023, os produtos integrais lideraram em vendas com 67,4%, enquanto os light representaram 26,4% e os diet apenas 6,3% do mercado.

No que diz respeito às principais categorias de alimentos com atributos saudáveis, os sucos diet/light/integral tiveram o maior crescimento no faturamento em 2023 com 18,6%. Eles foram seguidos por refrigerantes com 16,5% e pães com 6,4% de crescimento em vendas.

Priscila explica que esses dados evidenciam uma mudança no comportamento de consumo dos clientes, que estão cada vez mais inclinados a escolher produtos que promovem a saúde e o bem-estar. Para 2024, espera-se que essa tendência de priorização da saudabilidade nos produtos alimentares continue a crescer.

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