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Entrevista
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Por Redação
27 de setembro de 2024

A integração entre os canais online e offline nos supermercados

Em entrevista para a SuperVarejo, redes comentam sobre estratégias utilizadas

Nos últimos anos, o setor de supermercados tem enfrentado uma transformação significativa, impulsionada pela evolução das tecnologias digitais e pelas mudanças no comportamento dos consumidores. A integração dos canais online e offline se tornou essencial para atender às demandas dos clientes, que buscam uma experiência de compra completa.

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“O cliente mudou, e nós acompanhamos as novas demandas e hábitos de consumo, complementando o caminho para oferecer uma experiência mais prática, ágil e eficiente por meio do ambiente digital. Logo, se o consumidor estava em busca desses atributos durante as suas compras, entendemos a importância de investir em estratégias on e off-line que não competem entre si, mas se conectam.” comenta Marco Oliveira, CEO do Atacadão, em entrevista exclusiva à SuperVarejo.

Os canais offline, representados pelas lojas físicas, continuam a ser fundamentais. Para muitos consumidores, a visita ao supermercado é mais do que uma simples tarefa de compra, é uma experiência sensorial que envolve ver, tocar e escolher os produtos, além de explorar diferentes seções e aproveitar promoções.

O crescimento das compras online tem transformado a maneira como os consumidores interagem com os supermercados. A conveniência de realizar compras a partir de casa, com apenas alguns cliques, se tornou um fator decisivo, especialmente em tempos de pandemia. Como por exemplo, na pandemia, o GPA migrou seus pedidos do e-commerce para serem processados e enviados diretamente das lojas físicas, transformando-as em hubs de distribuição. A companhia acredita que esse movimento permitiu uma operação mais ágil, com menor custo e maior eficiência, especialmente na venda de perecíveis.

A integração dos canais online e offline, conhecida como "omnichannel", é crucial para o sucesso dos supermercados modernos. Essa estratégia permite que os clientes tenham uma experiência de compra fluida, independentemente do canal escolhido. Por exemplo, um cliente pode visualizar produtos online, optar por retirá-los na loja física, ou mesmo solicitar a entrega em casa. Essa flexibilidade não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também aumenta a fidelização à marca.

Em entrevista à SuperVarejo, o OXXO acredita que a abordagem omnicanal do e-commerce completa a proposta de valor da rede, completando as necessidades dos clientes. “Nossa estratégia de 'ultraproximidade' foca em estar exatamente onde nossos clientes precisam, tornando-nos acessíveis a um clique de distância. Permitindo que minimizem deslocamentos para consumo imediato, otimizando seu tempo.” comenta Abelardo Garcia, diretor Comercial, Marketing e Negócios Digitais do Grupo Nós.

A integração dos canais online e offline nos supermercados representam uma evolução necessária no setor varejista. Ao adotar uma abordagem omnichannel, os supermercados não apenas atendem às novas demandas dos consumidores, mas também se posicionam de maneira competitiva em um mercado em constante transformação.

“Uma das premissas para acompanhar todas as mudanças do atacarejo no Brasil é estar atento às novas demandas e comportamento dos clientes. Por isso, estamos investindo cada vez mais em estratégias que melhoram, ao mesmo tempo, a experiência de compra dos clientes B2B e B2C, sempre equilibrando esses dois públicos e suas necessidades”, finaliza o CEO do Atacadão.

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