Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Entrevista
...
Por Redação
3 de fevereiro de 2025

Chocolate Surpresa está de volta com nostalgia, inovação e estratégias para o varejo supermercadista

Nestlé aposta em memória afetiva e tecnologia e Tatianna Perri, diretora de marketing da marca, revela os bastidores da estratégia em entrevista exclusiva

O Chocolate Surpresa, um clássico dos anos 1980 e 1990, está de volta aos supermercados brasileiros em uma versão renovada. A Nestlé aposta na combinação entre nostalgia e inovação para conquistar tanto os Millennials, que cresceram com o produto, quanto a Geração Z, conectada ao universo digital. Segundo Tatianna Perri, diretora de Marketing de Chocolates da Nestlé, a expectativa de desempenho é muito positiva, impulsionada pelo forte apelo emocional e estratégias voltadas para a visibilidade nos pontos de venda. A executiva destaca o entusiasmo dos varejistas em receber o produto e acredita que essa conexão entre memória afetiva e novidade será determinante para o sucesso.

LEIA TAMBÉM
Nestlé amplia seu portfólio com o relançamento de Chocolate Surpresa
Nestlé inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição

Para impulsionar a presença do Chocolate Surpresa no varejo, a Nestlé investiu em materiais de merchandising estratégicos e um forte plano de trade marketing, incluindo MPDV e Mídia Kit personalizados para parceiros. Além disso, a marca aposta na interação digital, com um QR Code na embalagem que leva os consumidores ao jogo "Mundo Surpresa" no Roblox. A integração entre o físico e o digital transforma a experiência de compra, agregando valor à marca e fidelizando consumidores e, de acordo com Tatianna, a sustentabilidade também é um pilar do relançamento com o selo Nestlé Cocoa Plan.

Com três embalagens ilustradas com animais da fauna brasileira e cards colecionáveis digitais, o Chocolate Surpresa chega ao mercado com uma estratégia omnichannel para atender os diferentes perfis de consumidores, priorizando supermercados e lojas de conveniência para os Millennials e apostando em e-commerce e marketplaces para a Geração Z. Confira a entrevista exclusiva de Tatianna Perri, diretora de Marketing de Chocolates da Nestlé, para o portal SuperVarejo.

[SV] Qual a expectativa de desempenho do Chocolate Surpresa nos supermercados brasileiros com o relançamento do produto?

[TP] O relançamento do Chocolate Surpresa traz uma expectativa muito positiva, especialmente porque o produto foi recebido de forma bastante entusiasmada pelos varejistas em todo o país. Nossa confiança está alicerçada na combinação entre memória afetiva e inovação, elementos que acreditamos serem determinantes para reconquistar o mercado e conectar diferentes gerações por meio de sabor, diversão e aprendizado.

[SV] Existem parcerias estratégicas com redes de varejo para facilitar a visibilidade e a positivação do produto nos pontos de venda?

[TP] Estamos investindo em materiais de merchandising estratégicos para destacar o produto nas gôndolas, além de itens específicos para a área de checkout, considerando que, pelo seu tamanho e valor acessível, a busca pelo produto tem ocorrido de forma bastante orgânica por parte dos varejistas, impulsionada pelo forte apelo nostálgico que tem gerado grande interesse entre os consumidores.

[SV] Quais são os planos para ações promocionais, degustações ou campanhas de trade marketing específicas para o PDV supermercadista?

[TP] Estamos preparando uma comunicação robusta no ponto de venda, com materiais de merchandising (MPDV) e Mídia Kit personalizados para os clientes parceiros, com foco estratégico nos canais de Autosserviço (AS) e Impulso. Além disso, realizaremos ações de sampling por meio dos canais oficiais da Nestlé, proporcionando aos consumidores a oportunidade de experimentar o produto e reforçar sua conexão com a marca diretamente nos supermercados.

[SV] Como a mensagem de sustentabilidade presente no conceito do Chocolate Surpresa será comunicada nos supermercados?

[TP] A mensagem de sustentabilidade do Chocolate Surpresa será comunicada na embalagem do produto, com o selo do Nestlé Cocoa Plan, evidenciando nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia de cacau. Além disso, os consumidores poderão acessar o "Mundo Surpresa", nossa iniciativa no Roblox, por meio de um QR Code presente na embalagem. Essa experiência lúdica e educativa reforça o conceito de sustentabilidade e conecta o público de forma inovadora, unindo o ponto de venda físico ao universo digital.

[SV] A conexão entre o produto físico e o digital, por meio dos cartões colecionáveis e do jogo, pode representar um diferencial competitivo nos supermercados. Como a Nestlé avalia o impacto desse fator na decisão de compra dos consumidores?

[TP] Com a integração dos cartões colecionáveis e do jogo no Roblox, que conta com quase 90 milhões de usuários ativos diários e é amplamente popular no Brasil (segundo maior mercado global), essa estratégia não apenas oferece um diferencial competitivo nos supermercados, mas também transforma o momento de compra em uma experiência divertida e educativa. Essa abordagem engajadora conecta os consumidores ao universo digital de maneira única, criando vínculos emocionais com a marca, gerando maior fidelização e identificação com a marca.

[SV] O retorno do Chocolate Surpresa aposta na nostalgia dos Millennials e na inovação para atrair a Geração Z. Como essa estratégia se traduz na escolha dos canais de venda e nas ações externas para os supermercados?

[TP] Nossa estratégia omnichannel é projetada para conectar-se de forma mais profunda com nossos consumidores, explorando as características únicas de cada geração. Para os Millennials, priorizamos uma abordagem que resgata memórias afetivas e momentos nostálgicos, utilizando pontos de venda físicos como supermercados e lojas de conveniência, ambientes que remetem às experiências tradicionais de compra. Já para a Geração Z, investimos fortemente em tecnologia e inovação, apostando em plataformas digitais, como e-commerce e marketplaces, que se alinham à sua familiaridade com o ambiente online. Essa integração estratégica garante que o produto esteja disponível e relevante onde cada público mais se identifica e realiza suas compras.

Deixe seu comentário