
Por Redação
27 de março de 2025Os desafios que estão na mira da nova diretora comercial da Docile
Adriana Donelian chega à companhia para contribuir com a estratégia de expansão da marca. Confira a entrevista
Há quatro meses na equipe da Docile Alimentos - fabricante de doces do Rio Grande do Sul e que completa 35 anos em 2025 - Adriana Donelian, diretora comercial e de trade marketing, chega à companhia para contribuir com a estratégia de expansão da marca. A executiva acumula experiência de mais de 20 anos na área, com passagens por empresas como Mondelèz, Walmart e Carrefour, ocupando posições de liderança. “Nos últimos anos, temos visto um esforço maior por parte das indústrias e das empresas para ter mais mulheres em cargos de liderança. Fala-se mais sobre o tema e há mais iniciativas para que isso seja possível. Vejo esse movimento acontecer de forma mais forte no setor industrial comparado ao varejo, com mais mulheres em cargos de diretoria, vice-presidência e mesmo C-level”, diz.
Adriana é graduada em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, com mestrado e doutorado na área, realizados respectivamente, na Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Porto, em Portugal. Recentemente, como diretora Sr. de Trade Marketing na Mondelèz, liderou equipes multifuncionais e implementou estratégias para impulsionar as inovações e a experiência do shopper, incluindo a aplicação de inteligência artificial para elevar a qualidade dos materiais de ponto de venda.
Sobre os desafios, Adriana acredita que um deles é o pouco compartilhamento de experiências de outras mulheres em postos de liderança, uma vez que ouvir cases de sucesso pode ser inspirador para quem escuta, fazendo com que essas mulheres com suas histórias atuem como mentoras para a nova geração. “Eu tive o privilégio de contar com uma mentoria na transição de um cargo de gerência para a diretoria, que me apoiou no que eu acredito ser um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres hoje: o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Isso exige que você defina claramente suas prioridades e aproveite ao máximo todos os momentos, seja em casa, totalmente conectada com a família, ou no trabalho, imersa nas trocas com o time”, diz.
Atualmente a executiva, atua em um programa voluntário de mentoria na Alumna que conecta mulheres experientes com jovens em início de carreira e vê o poder dessas iniciativas para continuar abrindo portas. Na Docile, ela também reforça uma característica evidente presente na marca: proporcionar um ambiente colaborativo e inovador como alavanca para o crescimento da empresa e de seus colaboradores. “A Docile é uma marca que desperta a atenção por ter uma cultura forte, fundamentada no princípio da gentileza e da valorização das pessoas. Isso é um ativo importante e que queremos reforçar, cada vez mais, com o mercado e com nossos clientes”, destaca Adriana.