Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Entrevista
...
Por Redação
2 de abril de 2025

Grupo Savegnago comemora mais de quatro décadas de operação no interior do estado de São Paulo

Primeira loja foi inaugurada em 1976, em Sertãozinho (SP); hoje já são 68 em 20 cidades

A aposta na tecnologia e na digitalização dos processos tem sido um dos principais investimentos realizados pelo Grupo Savegnano, que prestes a completar 50 anos de atuação no varejo alimentar, quer se manter atualizado e competitivo. Em busca de otimizar a gestão, o grupo fez a digitalização dos processos - incluindo as áreas de recrutamento e seleção (Recursos Humanos) -, além da reformulação do e-commerce. "Estamos, basicamente, dentro de um rio com uma boia, e tem que seguir a correnteza. Precisamos nos digitalizar, mostrar para as pessoas que nossa empresa também é tech.", diz Sebastião Edson Savegnago, o Chalim, presidente executivo do Grupo Savegnago.

LEIA TAMBÉM

A história da Rede Savegnago Supermercados começou em 1976, quando Aparecido Savegnago, que na época trabalhava com uma beneficiadora de arroz, decidiu abrir um “mercado” para incluir os filhos nos negócios. O pai dividiu a sociedade em quatro partes iguais, sendo 25% para cada filho. "Eu era menor (de idade) na época. Meu pai me emancipou para eu ter possibilidade de ser sócio nesse primeiro supermercado da família, em Sertãozinho (SP)", conta o presidente do grupo.

Poucos anos depois, surgiu a oportunidade de a família abrir uma segunda loja e Chalim foi escolhido para assumir essa responsabilidade. De lá para cá, não parou mais. A sociedade passou por algumas mudanças. O irmão mais velho, José Carlos, foi o primeiro a sair, nos anos 1980; o pai migrou para o agro na década seguinte. A rede, então, ficou só para os irmãos que seguem até hoje: Chalim e Antonio Aparecido Savegnago, o Toninho, atual vice-presidente Executivo e presidente do Conselho Administrativo.

Hoje o grupo está presente com lojas em 20 cidades, nas regiões de Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas, interior do Estado de São Paulo. Ao todo, são 68 lojas, sendo 63 da bandeira Savegnago Supermercados e cinco do Paulistão, o atacarejo do grupo, criado em 2022. "Decidimos entrar no atacarejo, comprando duas lojas do Makro, uma em Ribeirão Preto e outra em Campinas. Há alguns anos, esse modelo não tinha presença nem em 10% do mercado e hoje já passa dos 50%. Vimos que tínhamos que trabalhar com essa bandeira. Inclusive o nosso crescimento nos próximos anos está muito lastreado no Paulistão Atacadista", explica.

Até o final do ano, serão inauguradas mais cinco lojas com a bandeira do atacarejo. "No ano de 2026, tem mais seis, para chegar a 16 lojas Paulistão. A gente quer também criar uma musculatura no Paulistão para ter mais força nesse canal. O mix de produtos é mais reduzido, na casa de oito mil SKUs. É uma proposta diferente. Temos carne, mas não tem açougue; temos pão, mas não tem padaria", conta.

Na visão do executivo, são pontos de vendas diferentes para momentos distintos da jornada do consumidor. A oferta de serviços se concentra no varejo ou supermercado tradicional, que oferece uma experiência mais completa para o cliente, através da opção de cerca de 15 mil SKUs e produtos pré-processados, como frutas picadas e frios fatiados, por exemplo. Já o atacarejo foca no preço. "Queremos que os dois modelos sobrevivam e bem. Então, é o cliente quem irá escolher em qual momento deseja comprar no supermercado ou no atacado", completa.

Deixe seu comentário