Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Entrevista
...
Por Redação
4 de abril de 2025

Jocy Astolphi, diretora geral da Rede Plus, fala da sua trajetória e desafios

Atuação de executiva da companhia se destaca pela valorização do capital humano e da cultura organizacional

Com mais de 21 anos de experiência no varejo, Jocy Astolphi, diretora geral da Rede Plus, companhia que possui 15 lojas em São Paulo, é especialista em gestão Comercial, Operacional e Financeira. Iniciou sua carreira em funções administrativas e, ao longo do tempo, evoluiu para posições estratégicas, com destaque para sua atuação nos últimos sete anos como CEO, focada em otimização de processos, redução de custos e governança corporativa.

LEIA TAMBÉM

Jocy acredita que a liderança no varejo exige resiliência, assertividade e uma abordagem estratégica orientada por dados, sempre valorizando o capital humano e a cultura organizacional. Atuou por 14 anos na área Comercial e Operacional, consolidando sua experiência em Gestão, Negociação e Eficiência de Processos.

Também é graduada em Marketing, pós-graduada em Gestão de Negócios e Economia, com MBA em estratégia empresarial e Controladoria e Auditoria. Possui formação em conselho para empresa familiar e gestão internacional de negócios. “Minha atuação é pautada pela busca constante por inovação e eficiência, sempre alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Acredito que uma gestão estruturada e bem planejada é essencial para garantir crescimento sustentável, competitividade e excelência operacional”, ressalta.

Segundo Jocy, ser uma liderança no varejo, especialmente em um ambiente tradicionalmente masculino, é um desafio constante. Atuando diretamente com governança corporativa e processos em redes familiares, percebe que a liderança vai além do domínio técnico: é sobre conquistar respeito e credibilidade através de resultados, construção de relações sólidas e uma visão estratégica que equilibra inovação e tradição. “Minha abordagem é sempre baseada em dados e boas práticas, mas sem perder de vista a importância das pessoas e da cultura organizacional. O maior desafio não é apenas quebrar paradigmas, mas sim demonstrar, na prática, que a diversidade de pensamento e gestão traz resultados sustentáveis para os negócios”, afirma.

Entre as principais características de sua liderança está a visão estratégica e analítica, com base em dados e indicadores para direcionar as melhores decisões, seja em processos, governança ou gestão de pessoas. “Busco obter sempre uma visão clara do mercado e das operações para gerar valor real para as empresas. Tenho foco em pessoas e na cultura organizacional. Acredito que a essência de qualquer negócio está no capital humano”, diz.

Para ela, além da influência e construção de relacionamentos, é necessário mostrar competências, habilidades estratégicas e flexibilidade, contribuindo para uma melhor gestão. “Minha abordagem é orientada para resultados, mas sem abrir mão do fator humano, pois é nele que está o verdadeiro diferencial competitivo”, conclui.

Comentários(2)
Josilene
05 de abril de 2025 às 02:49

Sua habilidade em tomar decisões estratégicas è impressionante... Sua dedicação e compromisso com a nossa missão são admiráveis

Responder
Dagoberto Jacian
05 de abril de 2025 às 01:32

Conheço o trabalho da Jocy mulher super competente.

Responder
Deixe seu comentário